Patriarca da Igreja Ortodoxa participa de missa em São Paulo

O patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Cirilo I participou neste domingo (21) da celebração de uma missa na Catedral Ortodoxa Metropolitana de São Paulo, no Paraíso, região central da cidade. Após a cerimônia, que durou cerca de três horas, o patriarca presentou o templo com uma imagem de Jesus Cristo.

Dilma Rousseff Patriarca Cirilo

Durante o sermão, Cirilo lembrou dos significados da Quaresma, semanas que antecedem a Páscoa, e a importância dos fiéis estarem atentos aos ensinamentos do cristianismo. “É possível construir uma sociedade mais justa, mas com uma condição: se vocês como um povo não recusarem a Deus”.

Com a agenda na capital paulista, o patriarca encerra a visita ao Brasil. Na sexta-feira (19), Cirilo chegou ao país e se encontrou com a presidenta Dilma Rousseff, em Brasília. Sábado (20), o líder religioso esteve do Rio de Janeiro, onde participou de um momento de oração com o cardeal arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta. Os dois pediram paz no mundo e o fim das perseguições à comunidade cristã. Os ataques aos cristãos, especialmente na região da Síria, também foram lembrados durante a missa de hoje, em São Paulo.

Antes de embarcar para Moscou, o patriarca deverá visitar ainda a Igreja Ortodoxa Russa de Anunciação, no Ipiranga, zona sul paulistana. O voo de retorno à Rússia está previsto para as 16h.

A visita de Cirilo à América Latina coincidiu com a viagem do papa Francisco ao continente. No último dia 12 os dois se encontraram em Cuba. Eles se reuniram em Havana e manifestaram a disposição em unir forças para proteger os cristãos de perseguições, especialmente no Oriente Médio.

Fonte: Agência Brasil