Zona de Convergência Intertropical traz chuvas para o Ceará

Funceme divulgará, na próxima terça-feira (23/02), prognóstico climático para o trimestre Março-Abril-Maio de 2016.

Zona de Convergência Intertropical traz chuvas para o Ceará

Após duas semanas com poucos registros de precipitação no Ceará, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) trouxe chuvas para a Região Metropolitana de Fortaleza na última quinta-feira (18/02), e deu um alívio para o forte calor que estava sendo registrado nos últimos dias.

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o maior registro aconteceu na Capital, com 43mm entre 12h30 e 14h30. Municípios vizinhos como Caucaia, Pacatuba, Maranguape e Maracanaú também tiveram registros. Os dados foram atualizados às 15h30.

A ZCIT é o principal sistema meteorológico que atua durante a quadra chuvosa no Estado. De acordo com os meteorologistas, ela deve permanecer trazendo eventos de chuva no Ceará até, pelo menos, o próximo sábado, 20 de fevereiro, principalmente no Centro Norte do Estado.

Prognósticos

As chuvas registradas hoje, no entanto, foram isoladas na RMF e não chegaram ao Interior do Ceará. A Funceme reitera o prognóstico lançado em janeiro, apontando maior probabilidade de chuvas na categoria abaixo da média até abril, em todo o Estado.

Na próxima terça-feira, 23 de fevereiro, a instituição fará a divulgação do prognóstico para os meses de março, abril e maio, durante a reunião semanal do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense (Agropacto), às 7h, no auditório da Superintendência do Banco do Brasil (Avenida Desembargador Moreira, 1199 – Meireles).

Serviço

Divulgação do Prognóstico Climático Março-Abril-Maio no Ceará

Data: 23 de fevereiro de 2016 – terça-feira
Horário: 7h
Local: Auditório da Superintendência do Banco do Brasil (Avenida Desembargador Moreira, 1199 – Meireles).