Página denuncia professores que abusam sexualmente de estudantes

Com o advento das redes sociais, tornou-se mais explicito os relatos de casos envolvendo abusos sexuais com jovens. Na página intitulada “Meu professor abusador”, que cresce em média 3 mil curtidas por dia e está quase alcançando os 20 mil seguidores, estudantes fazem o relato dos abusos que sofreram dos educadores, de forma anônima.

Página nas redes denuncia professores abusadores de forma anônima

As criadoras da página afirmam que a ação vem no sentido de prestarem apoio aos estudantes, “somos uma inciativa formada por futuras professoras com o objetivo de denunciar os abusos que ocorrem em sala de aula e prestar apoio às vítimas”. As professoras que administram a página no Facebook, pedem que as vítimas não citem nomes ou façam relatos de cunho racista, machista, elitista, homo/lesbofóbico que reproduzam qualquer tipo de opressão.

Os relatos, que já atingem a marca dos 545 casos, chegam de várias regiões do país e demonstram medo e trauma das situações de abusos que as vítimas foram submetidas por seus professores.

A grande maioria também afirma que os professores usam da simpatia e carisma para atrair os estudantes, muitas vezes oferecendo álcool e visitas em suas residências.

A Lei 12.015, que considera o estupro o ato de constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, foi sancionada pelo ex-presidente Lula e altera o Código Penal Brasileiro e a norma que trata dos casos hediondos. Já as penas para os crimes de pedofilia passam a ser mais severas, assim como o estupro seguido de morte e assédio sexual contra menores. Além disso, a Lei 12.015 tipifica o crime de tráfico de pessoas.

Confira abaixo alguns relatos da página: