Obras da Casa da Mulher Brasileira de Curitiba passam por vistoria 

A secretária de Enfrentamento à Violência da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Aparecida Gonçalves, visitou, nesta segunda-feira (15), as obras da Casa da Mulher Brasileira de Curitiba (PR), que vai reunir serviços públicos de atendimento a mulher em situação de violência na cidade. 

Casa da Mulher Brasileira de Curitiba. Secretária Aparecida Gonçalves, Políticas para Mulheres - Divulgação/Secretaria de Políticas para Mulheres
A Casa da Mulher Brasileira faz parte do programa Mulher, Viver Sem Violência do governo federal. A secretaria especial de políticas para as mulheres, do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, planeja implantar 27 equipamentos em todo o Brasil até 2018. Atualmente estão em funcionamento as unidades de Casa de Campo Grande (MS) e Brasília.
Situada no bairro Cabral, a Casa de Curitiba, com aproximadamente 4 mil metros quadrados, vai oferecer atendimento psicológico, além de serviços de assistentes e educadores sociais. No local, as vítimas também vão contar com o atendimento do Ministério Público e da Defensoria Pública, além de um núcleo do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Tribunal de Justiça do Paraná.
 
No espaço também funcionarão uma brinquedoteca, alojamento de passagem e uma central de transportes que facilitará o encaminhamento das mulheres em situação de violência na busca por serviços externos. O Centro de Operações da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal de Curitiba, também funcionará dentro da Casa da Mulher Brasileira.
 
Participaram da visita o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Paulo Roberto Vasconcelos; o procurador Olympio de Sá Sotto Maior Netto, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos, do MP-PR; e a titular da Delegacia da Mulher, delegada Samia Coser.
 
Segundo a secretária da Mulher de Curitiba, Roseli Isidoro, a ideia da visita técnica é de fazer com que todos os órgãos que irão integrar a Casa conheçam como ela irá funcionar. “A cada fase de conclusão da obra aumenta nossa expectativa e a responsabilidade. E é do nosso interesse que todos participem acompanhem o andamento do projeto, para saberem de fato que a obra está em andamento e como a Casa vai funcionar”, afirmou.
 
A Casa da Mulher Brasileira faz parte do programa nacional Mulher Viver Sem Violência e vai receber investimento de R$ 10 milhões. A obra está em fase final, e a previsão é que a Casa comece a funcionar ainda no primeiro semestre deste ano.