Movimento sindical retoma debate com governo sobre crescimento 

 O movimento sindical recomeça nesta quarta-feira (17), em Brasília, debate com o governo acerca de medidas pró-retomada do crescimento. O encontro será no âmbito do Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Social, que reúne representantes das centrais sindicais, aposentados, empresariado e os ministérios do Trabalho, da Fazenda, do Planejamento e da Indústria.

Movimento sindical retoma debate com governo sobre crescimento

A expectativa para o segundo encontro é que o governo dê respostas aos sete pontos do documento “Compromisso pelo Desenvolvimento”, lançado dia três de dezembro e entregue á presidenta Dilma Rousseff no dia 15 daquele mês.

Em reunião no Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), dia último dia 4, as entidades integrantes do “Compromisso pelo Desenvolvimento” decidiram reforçar no encontro a necessidade de se adotar, como política de crescimento, os sete pontos do documento.

Para o diretor-técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, a expectativa é o governo apresentar algo mais concreto em relação aos itens do documento levado a Dilma. “Até agora, têm sido apresentadas ideias de forma genérica, como ocorreu na própria reinstalação do Conselhão, em 28 de janeiro”, afirma.

“Espero que o governo coloque o foco na retomada do crescimento. Interessa aos trabalhadores, à sociedade e ao empresariado que a prioridade seja o desenvolvimento econômico. A aposentadoria pode vir depois, até porque debater Previdência com crescimento é uma coisa; com recessão, é bem diferente”, enfatiza Clemente, adiantando uma posição dos trabalhadores contrários à proposta de Reforma da Previdência acenada pelo governo.