Síria: Turquia quer interferir no país para salvar Estado Islâmico

A Turquia está planejando uma incursão militar na Síria com o objetivo de salvar o grupo terrorista Daesh (Estado Islâmico) ao invés de ajudar a acabar com o conflito sírio. Quem afirma é o embaixador da Síria na Rússia, Riad Haddad.

Riad Haddad

“Eles (autoridades turcas) afirmam que vão entrar na Síria para atacar o Estado Islâmico. Na realidade, eles querem interferir nas questões sírias para salvar o Estado Islâmico, para salvar o terrorismo em nosso país”, disse Haddad em uma entrevista ao canal televisivo Rossiya 24, neste segunda-feira (15).

O diplomata destacou que mesmo agora a Turquia deixa centenas de terroristas entrar na Síria através de sua fronteira.

Haddad disse também que Ancara faz acusações contra a Rússia, pois os planos turcos falharam quando a força aérea russa começou a sua operação na Síria.

“Os planos deles falharam quando a aviação russa começou a operar na Síria, por isso eles simplesmente perdem a cabeça, acusando a Rússia de bombardear a população civil”, disse o embaixador.

Segundo ele, a Turquia, na verdade, apoia os terroristas do Estado Islâmico “para que possam ganhar uma posição na fronteira, mas não deixam que eles vão para o território turco."

Ao ser perguntado se a Síria tem a clareza sobre quem são os inimigos e os aliados na crise que o país enfrenta, Haddad afirmou:“Em cinco anos de conflito, entendemos que são os nossos inimigos e aliados (…) preciso dizer que devemos agradecer à Rússia e o povo russo, pelo envio de medicamentos, pelo envio de aviões de ajuda humanitária, pro todo o apoio, pelo apoio da força aérea”.

“Nosso povo nunca esquecerá a ajuda da Rússia e do seu presidente, Vladimir Putin”, completou o embaixador da Síria.

Fonte: Sputnik