Escola Loreta Valadares promove curso de formação de professores

Neste final de semana, a Casa de Retiro São José, em Mar Grande, Itaparica, recebeu 40 quadros de 10 municípios baianos que participaram do Curso de Formação de Professores e Professoras da Escola Loreta Valadares, seção baiana da Escola Nacional João Amazonas. O objetivo era formar um novo contingente para o corpo docente da Escola e ampliar a realização de cursos de formação, em especial Programa Socialista (CPS) e de Iniciação ao Marxismo (CIM).

O funcionamento dos núcleos de ensino e pesquisa também foram alvo de debates. Ao longo do segundo dia, os participantes se reuniram nos núcleos de Filosofia, Estado e Classes Sociais, Economia Política e Desenvolvimento, Socialismo e Partido para discutir o currículo, o funcionamento e a continuidade dos estudos sobre o programa da Escola.

Na oportunidade, foi deliberada a instalação, ainda no primeiro semestre deste ano, de subseções da Escola nas regiões Norte, Sudoeste e Sul, com projetos de ampliar a iniciativa para outras regiões. Estas contarão com coordenação, corpo de professores e calendário de cursos próprios.

Para o secretário estadual de Formação, Caio Botelho, o curso de formação para ampliação do corpo docente superou as expectativas e representa um marco na consolidação dessa rica experiência que é a Escola de Formação do PCdoB.

“Em momentos mais adversos da luta política, como o que enfrentamos atualmente, os comunistas se destacam na defesa da democracia e de transformações mais profundas. Nossa militância sempre foi reconhecida pela qualidade da sua atuação em diversas áreas, e é papel da formação estimular o estudo da teoria que nos move: o marxismo, indispensável para que nunca nos afastemos dos nossos rumos”.

De Salvador,
Maiana Brito