Gallup: Americanos têm medo do potencial militar da Rússia e China

A empresa norte-americana Gallup realizou uma pesquisa sobre as ameaças principais para os interesses dos EUA nos próximos 10 anos. Entre as três primeiras ameaças são terrorismo internacional, desenvolvimento de armas nucleares do Irã e ciberterrorismo.

Soldados russos treinam para desfile militar comemorativo do Dia da Vitória

É interessante que a lista inclui potências militares com a China e a Rússia. 41% dos participantes da pesquisa responderam que o crescente poderio militar da China é uma ameaça crítica à segurança dos EUA, enquanto 46% dos entrevistados consideram-na importante, mas não crítica.

39% dos norte-americanos interrogados pela Gallup pensam que o potencial militar pode resultar em uma ameaça crítica aos Estados Unidos nos próximos 10 anos. É 10% menos que no ano passado. Os especialistas da Gallup explicam esta queda pelo desenvolvimento menos intenso do conflito no leste da Ucrânia. Ao mesmo tempo, 47% dos interrogados afirmaram que a ameaça militar russa permanecerá importante nos próximos anos.

A Gallup afirmou que há diferença entre visão de apoiantes dos partidos Democrata e Republicano. Os republicanos são mais inclinados (44%) a considerar a força militar da Rússia como a ameaça crítica que os democratas (34%). A mesma situação é com a ameaça militar chinesa – 48% e 34%.

O único país que intimida os norte-americanos mais que a Rússia e a China é a Coreia do Norte (58%).

Além disso, as ameaças principais, na opinião de norte-americanos, incluem conflitos na Síria (58%), refugiados que podem chegar para os Estados Unidos da Europa (52%), conflito entre a Palestina e Israel (45%) e o poder econômico da China (41%).

Entretanto, a comunidade norte-americana percebe como ameaças não somente desafios militares. 63% dos respondentes afirmaram que uma grande ameaça é a proliferação de doenças infecciosas, provavelmente tendo em conta o zika vírus que está se espalhando pelo planeta nas últimas semanas. 50% pensam que o aquecimento global estará um assunto crítico para a segurança norte-americana até 2026.

Fonte: Sputnik