EUA: Debate entre Hillary e Sanders aprofunda diferenças

Em debate realizado na noite de quinta-feira (4), Hillary Clinton e Bernie Sanders, os dois pré-candidatos do Partido Democrata à nomeação do candidato da legenda à presidência dos Estados Unidos fizeram acusações mútuas. Candidatura de Sanders sobe e ameaça Hillary.

Bernie Sanders e Hillary Clinton

A cinco dias das eleições primárias em New Hampshire, os dois pré-candidatos do Partido Democrata para as eleições presidenciais dos Estados Unidos, Hillary Clinton e Bernie Sanders, se enfrentaram na quinta-feira no debate mais acalorado da campanha até o momento.

O debate, que se estendeu por quase duas horas na Universidade de New Hampshire, foi o primeiro entre os dois, já que Martin O’Malley se retirou da disputa após o caucus do partido em Iowa.

A tensão decorrente da vitória de Clinton em Iowa por 0,5% dos votos, a mais acirrada da história do Estado, ficou refletida no debate.

Hillary protestou contra Sanders por este ter demonstrado que a pré-candidata recebeu dinheiro por ter proferido palestras para o banco de investimentos Goldman Sachs em 2013

Sanders disse que Hillary atende aos interesses do setor financeiro. Segundo a imprensa norte-americana, ela teria recebido US$ 675 mil do banco de investimentos Goldman Sachs por três apresentações realizadas em 2013.

Em resposta, a pré-candidata afirmou que a acusação dava a entender que “qualquer um que já recebeu doações ou pagamento por palestras tem que ser comprado”. “Eu absolutamente discordo disso”, disse.

As diferenças ideológicas e de propostas entre ambos também ficaram muito expostas. Ao abordar a política externa, Sanders propôs que os Estados Unidos devem abandonar a posição de "polícia do mundo", e “trabalhar em conjunto” com outros estados com relação às ameaças à segurança global. Ele lembrou seu voto contra a Guerra do Iraque, em 2003.

Hillary rebateu afirmando que Sanders não pertencia ao Partido Democrata e que era preciso "fazer alguma coisa" naquela época. O único ponto em que os dois concordaram foi em relação às diferenças com o Partido Republicano.

As próximas primárias, em New Hampshire, ocorrem na próxima terça-feira. Em 2008, Hillary venceu Barack Obama no mesmo Estado, antes de eventualmente perder o apoio do partido para o atual presidente.