Fórum Social lembra “atingidos ocultos” do desastre em Mariana

Pescadores e agricultores são alguns dos moradores da região mineira de Mariana afetada pelo rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, em novembro passado. Eles, no entanto, não são identificados como atingidos pela tragédia, segundo denuncia o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Tragédia de Mariana

São os chamados “atingidos ocultos”, como explica Neudicléia Oliveira, da coordenação nacional do movimento, que participou nesta quinta-feira de debate sobre o assunto no Fórum Social Temático, em Porto Alegre.

Na atividade do Fórum, o Movimento dos Atingidos por Barragens cobrou uma política nacional que defina quem são os afetados por desastres como este, pois, de acordo com a organização, é a própria empresa que seleciona quem será indenizado. Com isso, Neudicléia avalia que essas pessoas passam por uma dupla violação de direitos: de “um lado são atingidos pela lama, pela água suja, e por outro, vão ter que provar legalmente que elas sofreram consequências pelo rompimento” da barragem.