Dilma: Mesmo com ajuste, preservamos investimentos e programas sociais

A presidenta Dilma Rousseff participou da cerimônia de inauguração da pista leste da Via Mangue, no Recife, em Pernambuco, nesta quinta-feira (21). Em seu discurso, a presidenta reafirmou o esforço do governo em reequilibrar o orçamento do país, reduzir a inflação e reconstruir a capacidade de investimento público e privado. “E isso nós vamos fazer e estamos fazendo. Essa obra faz parte desse esforço”, enfatizou Dilma.

Dilma Trabalhadores - Agência Brasil

“Mesmo tendo que fazer ajustes, nós continuamos investindo. Todas as reformas são para preservar investimentos e programas sociais”, acrescentou a presidenta, referindo-se à inauguração da pista da Avenida Celso Furtado na capital pernambucana.

A presidenta afirmou que além das dificuldades da economia interna, há também uma situação bastante instável no mundo, mas manifestou otimismo com o futuro. “E eu estou confiante de que, neste ano, nós vamos lançar a terceira fase do Minha Casa, Minha Vida e, com isso, a gente vai ajudar milhões de pessoas a ter acesso à casa própria. Nós também vamos fazer concessões e vamos continuar apoiando todas as iniciativas de segurança hídrica em relação à seca”, acrescentou.

Acompanhada do prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), e do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), Dilma salientou a importância de parcerias entre a União e governos estaduais e municipais para a realização de obras e investimentos. “Não concordar [com o governo] é normal, é virtuoso. Mas nada disso impede que tenhamos acordo, ações conjuntas. Nós que vivemos a ditadura sabemos o quanto isso é virtuoso”, pontuou.

Ele ressaltou que a “democracia tem essa flexibilidade: ao mesmo em tempo que você critica, reivindica, seja também capaz de agir em comum”. “Eu acho que é fundamental que nós sejamos capazes de agir na mesma direção e no mesmo sentido. Podemos atuar juntos sem prejuízo da liberdade de manifestar”, declarou.

O governador Paulo Câmara também afirmou em seu discurso durante a cerimônia que é “muito importante” haver diálogo para o Brasil buscar soluções e enfrentar as dificuldades.

Combate ao Zika

Dilma aproveitou a cerimônia para pedir a ajuda da população no combate ao mosquito Aedes aegypti que transmite o vírus Zika. Segundo ela, as pessoas devem se conscientizar de que não podem deixar água parada, porque é ali que o mosquito se prolifera. O mosquito Aedes aegypti é o mesmo vetor da dengue e da febre chikungunya.

“A gente só vai conseguir o combate – e ser vitorioso – se a população se engajar. É a população que pode nos ajudar para que a gente tire, enquanto não temos a vacina, as condições de reprodução do mosquito”, disse.

“Temos de fazer um esforço com os grandes laboratórios brasileiros e internacionais para a gente ter uma vacina, não só contra a dengue, mas, também, contra o Zika. E nós temos de dar todo o apoio e atendimento às crianças com microcefalia e suas famílias”, acrescentou a presidenta.