Lideranças estudantis dão voz aos temas da juventude no Fórum Social

Uma das marcas registradas do Fórum Social Mundial é o acampamento da juventude. De acordo com reportagem publicada no site da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) o acampamento deverá receber 3 mil jovens na edição do Fórum Social Mundial Temático, que iniciou nesta terça (19), em Porto Alegre. Entre os temas trazidos pelas entidades estudantis estão o debate sobre educação pública, gratuita e de qualidade e redução da maioridade penal.

Carina Vitral na abertura do Fórum Social Mundial Temático 2016 - Fábio Bardella

No ato de abertura do Fórum, realizado na terça (19), a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Carina Vitral, destacou a importância da unidade dos povos na luta em defesa da democracia e pediu que todos se unissem também contra a mercantilização do ensino. “Um outro mundo só será possível se a educação não for tratada como mercadoria”, declarou.

Neste momento tramita no senado brasileiro o Projeto de Lei do Senado (PLS) 782/2015, de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que institui a cobrança de anuidade nas universidades públicas. O projeto aguarda manifestação das comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Para a presidenta da UNE, o projeto mexe com um direito garantido na Constituição Federal. “A educação é um bem público a que todos tem direito independente do nível de renda”, defendeu Carina em entrevista concedida ao Portal Vermelho dia 11 de janeiro. Ela afirmou também que a iniciativa está na contramão de conquistas que são referência para o movimento pela educação no continente latino-americano.

Sem retrocesso

De acordo com Renan Alencar, presidente da União da Juventude Socialista (UJS) o Fórum de 2016 encontra um contexto mundial com muitas transformações e cabe ao movimento social resistir aos retrocessos.

“A crise do capitalismo apertou, governos progressistas foram eleitos em nossa região. Precisamos mais uma vez unir e mobilizar o povo, em prol de mais uma onda de transformações democráticas e populares, que resista a crise e nos traga progresso e mais direitos”.

Na opinião da presidenta da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), Camila Lanes, o momento é especial para a juventude. “Diversas caravanas secundaristas virão à Porto Alegre debater o futuro da juventude mundial, e nós, não deixaremos de falar sobre o importante papel da educação e da luta contra a redução da maioridade penal”, comentou.

Nos meses de novembro e dezembro, Camila, recém eleita presidenta da Ubes, atuou na luta dos estudantes secundaristas que ocuparam mais de 200 escolas no Estado de São Paulo e garantiram a revogação de um projeto do governo tucano paulista contra o fechamento de escolas.

Campanha

A UNE lançou nesta quarta (20) no Fórum Social Mundial a Campanha Nacional pelo Enfrentamento aos Homicídios da Juventude Negra #PoderiaSerEu no Fórum Social Mundial em Porto Alegre (RS). A iniciativa aconteceu durante o “Plano Nacional pela Redução dos Homicídios: a luta pela sobrevivência da Juventude Negra”. Até o dia 26 a entidade realiza uma campanha de denúncia nas redes sociais e estará nas ruas em fevereiro denunciando o extermínio da juventude negra. Em Março a ação da UNE será no Congresso Nacional pela aprovação do PL 2438/15, que que institui o Plano Nacional de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens.

Agenda

UNE, UBES e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) terão até o dia 23 um espaço no Fórum Social dedicado aos debates sobre a conjuntura, juventude, educação, pesquisa e extensão.

Camila é convidada da mesa que acontece na quinta (21) com o tema “Democracia, Direitos, Diversidade, Resistência e Luta”. Nesta quarta (20) Carina Vitral foi mediadora da mesa “Democracia e Desenvolvimento em Tempos de Golpismo e Crise”.