Marcha do Fórum Social reúne muitos sotaques pela paz e por direitos

As ruas do centro de Porto Alegre (RS) foram ocupadas nesta terça (19) por quase 10 mil pessoas reivindicando “Paz, Democracia Direitos dos Povos e do Planeta”. Eram representantes de entidades do movimento social do mundo inteiro que participaram da marcha de abertura do Fórum Social Mundial Temático que tem como tema “Balanço, Perspectivas e Desafios por um outro Mundo Possível”.

http://www.vermelho.org.br/noticia/275196-387 - André Tokarski

Na opinião do secretário nacional de movimentos sociais do Partido Comunista do Brasil, André Tokarski, presente  marcha desta terça, o “mundo anticapitalista não é só possível mas também necessário”. Ele lembrou o janeiro de 2001 em que “Davos reunia o conclave do capitalismo imperialista e neoliberal” e “Porto Alegre virava a capital dos povos em luta de todo o mundo”.

Mais uma vez a cidade se torna essa capital que até o dia 23 de janeiro será um espaço de participação, formulação de propostas, troca de experiências e de convergências entre organizações e movimentos e debates sobre novas formas de construção e exercício do poder popular.

“A marca da marcha de abertura foi a unidade dos movimentos sociais em defesa da paz, da democracia e contra o golpe e qualquer retrocesso. O FSM segue comprometido na luta por outro mundo”, declarou André.

O encerramento da marcha foi no Parque Zumbi dos Palmares, onde acontecerão ainda nesta terça os shows do rapper Moyses, Rock de Galpão e do cantor e compositor Nei Lisboa. Gaúcho, sempre presente nas lutas populares Nei vai apresentar durante o show a música “Para um”, que fala da experiência do Fórum Social que, nas palavras de Nei, “vestiu a cidade de cores de humanidade”.

Visite o site do Fórum Social e saiba mais informações sobre as atividades