PCdoB participa do ‘Bonfim’ e se apresenta como alternativa para 2016

Com irreverência, música, protesto e força política, a ala do PCdoB desfilou no cortejo da tradicional festa da Lavagem do Bonfim, na manhã desta quinta-feira (14), em Salvador. O ‘Bonfim’ abre o calendário de festejos populares da capital e, na ocasião, o partido saiu na frente para apresentar à população a intenção de ser uma alternativa nas eleições deste ano, em contraposição ao modelo adotado pela administração municipal, que foi duramente criticada durante a passagem.

A condução do bloco comunista foi feita pela deputada federal Alice Portugal, já definida como pré-candidata do PCdoB à Prefeitura de Salvador. Esse ano, também se juntaram à militância da Bahia os deputados federais Jandira Feghali (RJ), líder da bancada na Câmara Federal, e Orlando Silva (SP), vice-líder do governo na Casa, que é baiano, embora tenha sido eleito pelo estado de São Paulo.

As presenças de Orlando e Jandira, dois quadros nacionais importantes, indicam a prioridade que o projeto político baiano tem tido para o Comitê Central do PCdoB. “É bonito ver o PCdoB integrado na festa e apresentando o nome de Alice Portugal à Prefeitura de Salvador. A candidatura de Alice é, sem dúvidas, prioridade nacional entre as capitais. É muito importante essa vitória para o partido aqui”, afirmou Orlando Silva.

Primeira vez na Lavagem do Bonfim, Jandira Feghali elogiou a festa, que, segundo ela, “é uma expressão do respeito à diversidade religiosa e do sincretismo brasileiro”, e o espaço dado às manifestações políticas. Sobre a candidatura de Alice, ela reforçou a necessidade de uma gestão comunista em Salvador e afirmou que, agora, “é importante que o PT reconheça a importância da nossa candidatura, como aliados, e nos dê apoio”.

‘Coragem pra lutar’

A presidenta do Comitê Municipal do PCdoB em Salvador, Olívia Santana, explicou que a intenção de ter uma candidata própria à Prefeitura e de aumentar e fortalecer a bancada de vereadores na Câmara segue firme. Justamente por isso, segundo ela, que o partido decidiu levar para as ruas, durante o cortejo, uma mensagem de coragem e ousadia.

“Coragem para lutar pelo Brasil e por Salvador. Essa é a principal mensagem do PCdoB, que é um partido de luta, que ousa, apresentando a candidatura de Alice Portugal. Agora, é tocar o projeto, encantar a cidade e fazer a necessária defesa de um projeto mais avançado para Salvador, que supere essas forças atrasadas”, defendeu a presidenta municipal.

Termômetro

Protagonista na passagem da ala do PCdoB, Alice afirmou que a boa recepção da população na festa é um termômetro que indica que o partido está no rumo certo, na construção do projeto político-eleitoral para 2016. “A reciprocidade é enorme por parte do povo. O PCdoB tem sido companheiro das mudanças no Brasil e o povo tem aplaudido. Nós seguimos, com muita fé e coragem, até a Sagrada Colina”, disse, enquanto desfilava.

Para Aladilce Souza, vereadora do PCdoB na capital, a receptividade das ruas, durante o cortejo, alimentou de energia e esperança a militância comunista para pensar a construção de uma outra cidade. “Queremos uma cidade melhor, mais humana, e apresentamos a candidatura de Alice Portugal, que, com certeza, trará um novo projeto de desenvolvimento para essa que é a terceira maior capital do país.”

A festa

A Lavagem do Bonfim é um dos principais eventos do calendário de Salvador e reúne milhares de pessoas das diferentes religiões praticadas na capital baiana, que é conhecida pelo sincretismo religioso. O cortejo parte da Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, com destino à Colina Sagrada, no Bonfim, onde está instalada a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, que tem as escadarias lavadas ao fim da atividade.

De Salvador,
Erikson Walla