Novo presidente da Guatemala assume o governo em meio a manifestações

Jimmy Morales foi eleito novo presidente da Guatemala em outubro do ano passado com 67,43% dos votos. A cerimônia de posse acontece nesta quinta-feira (14) em meio a dezenas de manifestações em todo o país.

Presidente da Guatemala Jimmy Morales - Telesur

A população se mobiliza para alertar ao novo presidente que estará atenta às suas ações e não aceitará escândalos de corrupção como o presidente anterior, Otto Pérez Molina, que renunciou ao cargo por este motivo.

Entre as manifestações convocadas, uma se chama “Não mais militares no poder”, isso porque o novo presidente tem uma relação estreita com as forças armadas e acredita-se que muitos militares estarão ligados ao governo. Porém, durante a campanha eleitoral Jimmy Morales prometeu que nenhum militar guatemalteco integraria sua gestão.

A cerimônia de posse – que acontece a portas fechadas, sem participação popular – conta com a presença dos presidentes do Equador, Rafael Correa; de Honduras, Orlando Hernández; da República Dominicana, Danilo Medina Sánchez; e da Costa Rica, Luis Guillermo Solis. Entre os convidados se destaca também o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.