Empolgado com vazamento, PSDB não esconde que TSE é esperança golpista

Em matéria publicada nesta terça-feira (12) no Portal Vermelho, apontamos que o consórcio oposicionista resgatou a estratégia de 2015 de vazamentos seletivos para ressussitar a campanha do impeachment. Como o caminho trilhado foi desmontado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a oposição joga suas fichas no processo que abriu junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Por Dayane Santos

Aécio neves e Carlos Sampaio

Com base nos trechos do depoimento do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, vazando à imprensa, os advogados do PSDB pretendem pedir a inclusão desse processo, que está sob sigilo da justiça, para usar contra o mandato da presidenta Dilma Rousseff nas três ações que pedem a cassação do da chapa da petista e do vice-presidente Michel Temer. Eles ainda avaliam se vão pedir também o depoimento de Cerveró.

Os golpistas querem demonstrar que estão empolgados com o vazamento supervalorizando o conteúdo divulgado na grande mídia. O advogado dos tucanos, Flávio Costa, disse que as declarações de Cerveró estão em "consonância", ou seja, o que foi publicado era o que eles queriam. Segundo ele, a delação reforçaria a ação em curso no TSE.

Ele mesmo lembrou que a delação de Cerveró não foi oficialmente tornada pública e, por isso, os tucanos avaliam se vale a pena esperar a divulgação para fazer o pedido ao tribunal. A preocupação se deve ao fato de que, caso decidam esperar pela íntegra da delação pode levar a um atraso do processo, o que prejudicaria os planos de poder.

Ainda segundo o jornal, na linha do quanto pior melhor, os tucanos não querem perder os efeitos da crise econômica e política que alimentam, pois isso levaria a apuração dos fatos e direito de defesa das partes, o que comprometeria o julgamento do mérito. Mas o processo mais adiantado pode, sem novas informações, ir a julgamento pelo TSE somente em maio deste ano. Até lá, muita água vai passar embaixo da ponte.