Quarteto se reúne em Islamabad para impulsionar paz no Afeganistão

Sem a participação dos talibãs, representantes dos Estados Unidos, China, Paquistão e Afeganistão reunem-se, nesta segunda-feira (11), em Islamabad, capital paquistanesa, para desenhar uma estratégia que desemboque no processo de paz afegão.

Tropas militares da Otan no Afeganistão - Cameron Boyd

O encontro foi inaugurado pelo assessor de Assuntos Exteriores do primeiro-ministro paquistanês, Sartaj Aziz, que propôs quatro pontos para impulsionar o processo de reconciliação no país vizinho.

Entre eles citou a necessidade de incentivar os talibãs para afastá-los das armas, fomentar a confiança entre as partes em conflito e a criação de um roteiro com objetivos claros e flexíveis que culmine com a paz.

A delegação afegã está encabeçada pelo vice-chanceler Hekmat Khalil Karzai e a paquistanesa pelo secretário de Relações Exteriores Aizaz Ahmad Chaudhry.

Estados Unidos enviou ao encontro seu representante especial para Paquistão e Afeganistão, Richard Olson, e China seu encarregado especial para assuntos do Afeganistão, Deng Xijun.

Em julho do ano passado, representantes de Kabul e do Talibã reuniram-se no complexo turístico de Muree, a 60 quilômetros de Islamabad, o que foi considerado como o primeiro contato entre ambas as partes.

No entanto, o diálogo foi suspenso depois do anúncio da morte, em 2013, do guia espiritual do grupo insurgente, o mulá Omar, e a eleição de seu sucessor, o mulá Ajtar Mansur.

Apesar das declarações otimistas das autoridades de Kabul, nos últimos meses essa formação armada intensificou seus ataques em toda a geografia afegã, que incluiu a captura durante algumas horas da cidade de Kunduz, ao norte.

De fato, os talibãs anunciaram seu rechaço em conversar e prometeram continuar suas incursões.

"É possível que algumas pessoas se apresentem como talibãs para reiniciar o diálogo, mas a realidade é que não participamos nas conversas nem assistimos reuniões que carecem de valor", afirmou nesta segunda-feira um dirigente dessa organização ao diário paquistanês The Express Tribune.