Integração energética: Equador exportará energia para Colômbia e Peru

Nesta quinta-feira (7), o Equador colocou em funcionamento seu primeiro sistema de transmissão de alta tensão, localizado na subestação elétrica de El Inga. A nova instalação permitirá ao país exportar energia elétrica renovável para a Colômbia e o Peru.

Subestação El Inga - Andes

A subestação de El Inga ocupa um terreno de aproximadamente 17 hectares na região que leva o mesmo nome, ao leste da capital equatoriana, Quito. O vice-presidente do Equador, Jorge Glas, qualificou a inauguração da subestação como um “fato histórico”, pois esta é a primeira vez que o país trabalha com uma potência de 500 kW.

Segundo o ministro coordenador de Setores Estratégicos, Rafael Poveda, o projeto do Equador é ampliar a linha de transmissão para outros países além da Colômbia e do Peru, criando assim o que será chamado de “Corredor andino de energia”, que atenderá também a Bolívia e o Chile.

“Teremos uma possibilidade muito grande de levar energia até o Sul e o Equador poderá receber no futuro investimentos de até 200 milhões de dólares por exportações de energia elétrica aos países vizinhos”, afirmou o ministro.