Cerco se fecha contra Cunha: STF autoriza quebra de sigilo bancário

Depois das contas na Suíça e do aumento injustificável de R$ 1,8 milhão no patrimônio, apontado pela Receita Federal, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de sua mulher, Cláudia Cruz, de sua filha, Danielle Dytz da Cunha, além de pelo menos três empresas ligadas à família.

Eduardo Cunha

Investigado por suspeitas de fazer parte do esquema de propinas da Petrobras, a cada passo do inquérito Eduardo Cunha fica cada vez mais encrencado, aumentando a pressão pela sua saída da presidência da Câmara.

Agora, segundo matéria publicada na Folha de S. Paulo, os investigadores querem detalhar a movimentação financeira da família Cunha e do possível uso irregular de suas empresas na área de comunicação, entre as quais, as empresas Jesus.com, C3 Produções e Rádio Satélite. De acordo com as investigações, essas empresas teriam recebido valores transferidos de contas de um banco suíço.

Apesar do recesso legislativo, a situação política de Cunha fica cada vez mais agravada diante do avanço das investigações e, principalmente, dos fatos e indícios revelados que indicam o envolvimento do parlamentar.

Vazou

Mais um vazamento das investigações por parte da Polícia Federal revelou troca de mensagens enviadas por Cunha para o ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, pressionando por repasse de verbas. Numa delas, Cunha reclama que ele teria repassado “5 paus” para o vice Michel Temer e para o ex-ministro Moreira Franco, deixado de prestigiar “os amigos”, que seriam ele próprio, o ministro Henrique Alves, e o primeiro-secretário do PMDB, Geddel Vieira.

“Até porque Moreira tem mais rapidez depois de prejudicar vcs do que os amigos que brigaram com ele por vc, entende a lógica da turma? Aí inclui Henrique, Geddel, etc”, escreveu Cunha, segundo reportagem do jornal O Globo.

O relatório da PF aponta que Cunha é o político que mais aparece nas conversas com o executivo: fez 27 pedidos a Pinheiro, enquanto Pinheiro fez 26 pedidos a Cunha.