PSDB propaga fim do mundo, mas empresas triplicam investimentos em SP

Enquanto os parlamentares da oposição ficam papagueando o fim do mundo diante da crise que o país enfrenta, a realidade vai dando conta de revelar as contradições do discurso do “quanto pior melhor”. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, comandada pelo vice-governador Márcio França (PSB), braço direito do tucano Geraldo Alckmin, “apesar da retração da economia brasileira”, os investimentos de grandes empresas aumentaram.

Marcio França PSB - Reprodução

O número de projeto de “grandes empresas” estrangeiras saltou de 29 em 2014 para nada menos que 36 no ano passado.

“O número de empregos diretos gerados chegou a 9.138, contra 4.007 em 2014. (…) Os investimentos previstos somam R$ 9,8 bilhões. No ano anterior, eles foram de R$ 3,5 bilhões”, quase três vezes menores. “As empresas, na maioria estrangeiras, se instalaram no interior”, informou o secretário, segundo a colunista da Folha de S. Paulo Mônica Bergamo.

Mas de acordo com França tudo isso só aconteceu porque “o Brasil está barato”. E num ato falho acrescentou: “Além disso, investidores de longo prazo seguem acreditando no potencial do país”.

França disse ainda que, apesar de ser um estado brasileiro, “São Paulo está organizado, estável, o que também dá segurança aos empresários”. A tese dos tucanos e seus aliados é dizer que quando o estado não consegue tal façanha é por culpa do governo federal. Mas quando consegue é por mérito dos caras pálidas.