Sem categoria

PCdoB lamenta a morte de dirigente do Partido Comunista Indiano 

O PCdoB, por meio de nota de seu secretário de relações internacionais, José Reinaldo de Carvalho, externou seu pesar pelo falecimento, neste domingo (3), de Ardhendu Bhushan Bardhan, histórico dirigente do Partido Comunista Indiano (PCI).

PCdoB - logo

A mensagem do dirigente comunista brasileiro destaca a contribuição do veterano líder indiano, "uma das figuras mais marcantes do movimento comunista (…) desempenhou papel destacado não só na luta dos trabalhadores e dos povos da Índia pelo socialismo, mas também no combate dos trabalhadores e povos de todo o mundo contra o imperialismo, pela emancipação nacional e social e pela paz".

Leia abaixo a íntegra da mensagem:

Ao Comitê Central do Partido Comunista da Índia

Queridos camaradas,

O Partido Comunista do Brasil expressa à direção do Partido Comunista da India, seus militantes e quadros, e aos familiares do camarada Ardhendu Bhushan Bardhan, as mais sentidas condolências pelo seu falecimento.

Veterano líder da esquerda indiana, do movimento comunista e secretário-geral do Partido Comunista da Índia durante uma década e meia, o camarada Bardhan será sempre recordado pelos trabalhadores e povos de toda a Índia como um provado líder de massas, um dirigente político de grande visão e perspicácia, um formulador teórico e ideológico sobre a luta dos trabalhadores contra a opressão e exploração capitalistas, a dominação imperialista e pela conquista do socialismo.

Com a morte do camarada Ardhendu Bhushan Bardhan, desaparece uma das figuras mais marcantes do movimento comunista, que desempenhou papel destacado não só na luta dos trabalhadores e dos povos da Índia pelo socialismo, mas também no combate dos trabalhadores e povos de todo o mundo contra o imperialismo, pela emancipação nacional e social e pela paz.

Os comunistas indianos seguirão firmes e convictos o exemplo de dedicação do camarada Ardhendu Bhushan Bardhan. Contem com a solidariedade fraterna dos comunistas brasileiros.

José Reinaldo Carvalho
Secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil