Meta é recuperar atratividade e melhorar o gasto, diz novo ministro

A economia brasileira sempre foi marcada pelo seu dinamismo. E o momento é de recuperar a atratividade do País ao investimento, com a melhora do marco regulatório, o aperfeiçoamento da gestão pública e redução da burocracia. Para o novo titular do Ministério do Planejamento, Valdir Simão, essa será uma missão central da Pasta, sob sua coordenação.

Ministro do planejamento Valdir Simão - Agência Brasil

Simão, que foi indicado para o cargo pela presidenta Dilma Rousseff, nesta sexta-feira (18), acredita que essas iniciativas, uma vez implantadas, serão muito importantes para os grandes programas de investimento em infraestrutura do Brasil na área de energia, de portos, aeroportos, rodovias, ferrovias e habitação, disse em entrevista exclusiva ao Blog do Planalto.

“Temos que fazer uma análise detalhada de cada um dos programas, da qualidade do gasto público e buscar a eficiência nesses programas. Buscar a eficiência na máquina pública, aprofundar a reforma administrativa. Ter capacidade operacional e gerencial para fazer boas entregas para o cidadão. Eu não tenho dúvida de que o Planejamento tem as condições necessárias, com um corpo técnico altamente capacitado, para isso. E nós vamos fazer um excelente trabalho na recuperação da economia do País”, enfatizou Simão.

Ele informou que começou a trabalhar já neste final de semana, para tomar conhecimento de todas as ações da Pasta.

Bons serviços ao cidadão

Valdir Simão acrescentou que outra prioridade diária é a redução e a melhoria da qualidade do gasto público, para que os recursos investidos possam ser convertidos na entrega de políticas públicas de qualidade para o cidadão.

“Esse é um exercício diário que cada um de nós, gestores públicos, temos que fazer. E o Ministério do Planejamento tem que capitanear esse esforço. É lógico, buscando também a redução da burocracia, que penaliza o cidadão, afasta o bom investidor, e fazer com que a máquina pública funcione efetivamente de forma integrada e na busca de um objetivo comum: um desenvolvimento para o País que seja inclusivo, que seja um desenvolvimento que garanta um futuro melhor para cada um dos brasileiros”, destacou.