Seis em cada 10 universidades do País têm bom desempenho, diz MEC

Dados consolidados do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2014 apontam que seis em cada 10 universidades e faculdades brasileiras tem nota igual ou maior a três, média considerada satisfatória pelo Ministério da Educação (MEC).

ENEM

O Ministério publicou nesta sexta-feira (18) os resultados do IGC (Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição), do Conceito Enade e do CPC (Conceito Preliminar de Curso), indicadores utilizados para acompanhar o desempenho do ensino superior.

Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, é função do MEC cobrar das instituições, cada vez mais, o oferecimento de melhor qualidade no ensino. “É o papel do MEC exigir qualidade. O sistema tem que sempre evoluir para esse caminho. Às instituições que tiverem boas notas, daremos bônus; às que não tiverem, vamos cobrar e as medidas serão severas. É assim na vida, deve ser assim na educação”, relatou.

Na avaliação do IGC, 83,9% das instituições avaliadas tem nota considerada satisfatória, enquanto em 2011 apenas 60% dos cursos avaliados tinham o mesmo indicativo. O IGC é uma das medidas usadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para avaliação dos cursos de graduação e pós-graduação em universidades e faculdades públicas e privadas.

As instituições que recebem nota igual ou maior a três podem ter dispensa da visita em processos regulatórios, maior prazo de recredenciamento institucional e acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Programa Universidade Para Todos (ProUni) e ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Já as instituições com rendimento insatisfatório poderão ser impedidas de abrir novos cursos, ter limitada a quantidade de novos estudantes receber penalidades e instauração de processos administrativos para o descredenciamento institucional.

Na avaliação do CPC, conceito calculado com base no desempenho dos estudantes no Enade, formação do corpo e infraestrutura, mais de 85% dos cursos receberam nota satisfatória. Tanto o IGC quanto o CPC compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Os MEC e o Inep avaliaram 9.963 cursos de 2.042 instituições de ensino superior. Entre os 481.720 concluintes inscritos para fazer o Exame, mais de 82% fizeram as provas.