O PMDB é maior que Cunha

                                                                 por Pedro Benedito Maciel Neto

Ontem (15/12), ouvi avaliações de “especialistas” globais no sentido de que o movimento da Policia Federal que realizou busca e apreensão na residência e nos escritórios de vários quadros do PMDB teria um efeito negativo para o governo, pois estaria sendo compreendido como uma retaliação do governo ao PMDB infiel.

Quanta estupidez meu deus do céu!

Em primeiro lugar esse pessoal ainda não entendeu que o Brasil está mudando e para melhor e que ninguém pode alegar surpresa nas ações ousadas e independentes da Policia Federal, em especial no governo Dilma Rousseff, pois ela avisou que seria assim, avisou no seu discurso de posse quando afirmou que a ”luta (…) contra a corrupção, e principalmente contra a impunidade de corruptos e corruptores, ganhará ainda mais força (…)” e, em segundo lugar, esses “especialistas” tomam todo o PMDB pelo “padrão-cunha”, mas o PMDB é maior do que canalhas como Eduardo Cunha, o PMDB é maior que outros canalhas, herdeiros da UDN, que acolhidos pelo PMDB contaminam sua história e transformam-se em tumor maligno.

O PMDB, que nasceu MDB – Movimento Democrático Brasileiro – para fazer posição ao regime militar e sempre abrigou políticos progressistas e honrados.

No velho MDB, havia o grupo dos autênticos, que pregavam abertamente a derrubada do regime militar, mesmo à força. No velho MDB figuras generosas e corajosas como Ulysses Guimarães e Barbosa Lima Sobrinho não podem ser esquecidas. Assim como não podem ser esquecidos Márcio Moreira Alves, Fernando Lyra, Marcos Freire, Chico Pinto. E mesmo os moderados Tancredo Neves, Mário Covas, Franco Montoro e Lysâneas Maciel, que aceitavam acordos pontuais com o regime, não podem ser esquecidos.

E, não sendo esquecidos esses pemedebistas fundamentais cabe uma pergunta: eles estariam a favor de Eduardo Cunha e sua horda? Eles apoiariam uma aventura irresponsável de viés udenista como o impeachment de uma Presidente honrada? Penso que a resposta às duas perguntas é negativa.

Por isso o PMDB de hoje, que é governo, não pode desrespeitar e trair os valores republicanos que seus fundadores empunhavam como escudo e aríete; o PMDB em respeito à sua História não pode tolerar conchavos, conspirações e golpes travestidos de “adequado procedimento” e creio que em sua maioria os seus membros não haverá de tolerar tamanha traição com a democracia, com os valores republicanos e com o compromisso cidadão, mesmo que parte da direção esteja contaminada pelos canalhas e herdeiros da UDN e pela moral hipócrita desses “neo-carlos lacerda”; a mesma moral e hipocrisia capaz de levar Getúlio à morte, conspirar contra JK e Jango e apoiar um golpe civil-militar e ainda ir à missa aos domingos com um missal, jamais lido, nas mãos.

Pedro Benedito Maciel Neto é advogado e escritor