Edinho Silva: "Que o Supremo faça cumprir a legislação"

Ministro da Comunicação Social, Edinho Silva afirma que "o governo espera que o Supremo faça cumprir a legislação" em relação aos procedimentos que envolvem a tramitação do impeachment. "O Judiciário só é acionado quando há um desequilíbrio em relação à Constituição. E não é errado o Judiciário se posicionar para garantir o aparato legal para que contradições sejam superadas", diz. Em entrevista a O Estado de S. Paulo, ele defende que este processo seja "superado o mais rápido possível".

Ministro da Secretaria de Comunicação Edinho Silva em audiência na Câmara

O parlamentar destacou que o governo já obteve, na Câmara, votos necessários para impedir o impeachment, mas espera ampliar, com diálogo, essa margem. "Temos que conversar com os parlamentares, mostrar que não há motivo legal para o pedido de impeachment. E mostrar que um afastamento da presidente é uma afronta à democracia.

Edinho diz acreditar que o PSDB ainda poderá "fazer uma reflexão" e desistir do apoio ao impeachment. Ao destacar que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso teve em sua trajetória lutas em defesa da democracia, ele defendeu que "lideranças históricas" da sigla possam rever suas posições e "entender que estamos abrindo a possibilidade da existência de um precedente que é gravíssimo", ressalta.

Na entrevista, ele também afirma que o governo conta com o PMDB e o vice-presidente Michel Temer para barrar o impeachment. "O vice-presidente é um homem que construiu sua história e sua trajetória na luta pela democracia, no fortalecimento da nossa democracia e das nossas instituições. Não temos nenhuma dúvida de que Temer vai estar o tempo todo defendendo o fortalecimento democrático. Não acreditamos que haverá um rompimento do partido com o governo. O que os governadores do PMDB têm nos dito, o que as lideranças do PMDB no Senado têm nos dito e até o que lideranças importantes do PMDB na Câmara têm nos dito, não demonstra isso", diz.