Guatemala tem cerca de 5 mil assassinatos entre janeiro e dezembro

Cerca de 5.221 pessoas foram assassinadas desde janeiro na Guatemala, uma média de 16 por dia, segundo dados acumulados pelo Grupo de Apoio Mútuo (GAM).

Manifestação na Guatemala pelo fim da violência contra as crianças - Reprodução

De acordo com o organismo defensor dos direitos humanos, fundado no dia 4 de junho de 1984, o país poderia fechar o ano com cerca de seis mil casos dessa natureza e assim manter a taxa que o torna um dos mais violentos do mundo, de 35 homicídios por cada 100 mil habitantes.

O GAM reconheceu que os 5.221 crimes ocorridos nos primeiros onze meses de 2015 representam uma diminuição em 2,24 pontos percentuais com relação ao ano precedente.

Declarou, também, que a maior parte das vítimas dessas mortes violentas (4.521) foram homens e que essa tendência poderá prevalecer no futuro.

No período as mulheres assassinadas somaram 700, cerca de 0,7 por cento a menos que no mesmo período de 2014, agregou o grupo.

Frente a essa situação, o GAM pediu ao Governo da Guatemala para estender a instalação de câmeras de segurança no território e particularizar a análise da violência em cada departamento.

Não obstante, declarou, a luta contra a insegurança prevalecente neste país centro-americano deve ser tarefa da sociedade em seu conjunto.