Nível de radiação em água subterrânea de Fukushima aumenta 4 mil vezes

A empresa proprietária da central nuclear de Fukushima detectou índices de radiação 4 mil vezes superiores aos do ano passado na água de um túnel subterrâneo, próximo ao edifício de tratamento de resíduos daquela unidade.

Fukushima - EFE

Um porta-voz da Tokyo Electric Power (Tepco) confirmou nesta quinta-feira (10) à agência EFE que os dados revelam uma "alta densidade de césio" no ponto de observação adjacente à central japonesa. A operadora disse desconhecer, até o momento, as causas do aumento, apesar de acreditar que não ocorreu vazamento para o mar.

Nas amostras recolhidas no dia 3 de dezembro no túnel – onde se acumulam entre 400 e 500 toneladas de água contaminada, incluindo a arrastada pelo tsunami de março de 2011 – foram detectados 482 mil becqueréis por litro de césio radioativo, um índice 4 mil vezes superiores aos medidos no ano passado.

Os dados também revelaram a presença de 500 mil becqueréis por litro de outras substâncias emissoras de raios beta – 4,1 mil vezes mais do que os apurados no ano passado.

O túnel encontra-se perto das instalações utilizadas para armazenar temporariamente água altamente radioativa que arrefece o combustível nuclear fundido no interior dos reatores danificados.

A Tepco assegurou que os índices de radiação na água armazenada são superiores aos registrados no edifício em si e que foram adotadas as medidas necessárias para que não ocorrer vazamento de água.

Além de descartar vazamentos para o mar, a elétrica afastou a possibilidade de eventuais vazamentos para outros túneis, dado que os níveis de radiação na água subterrânea próxima não subiram.

A operadora está investigando o caso para determinar a causa da alta.