Comissão energética boliviana visita o Brasil

O ministro de Hidrocarbonetos e Energia da Bolívia, Luis Alberto Sánchez, lidera o grupo de autoridades do país que viaja ao Brasil para ampliar os vínculos bilaterais no setor.

Bolívia compra ações da Petrobras em transportadora de gás - AFP

Acompanham Sánchez o presidente da Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB), Guillermo Achá, e seu homólogo da Empresa Nacional de Eletricidade (ENDE), Eduardo Paz.

No Brasil, se reunirão com o Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, e com o vice-ministro de Energia, Luís Barata.

Sánchez declarou à imprensa que o Brasil tem interesse em renovar o contrato de gás a partir de 2019 e assinar um novo que garanta a comercialização do combustível entre 20 e 30 anos.

"Nós temos a reserva e os recursos suficientes, a campanha exploratória, a logística, as plantas de processamento, falta apenas completar o negócio", destacou.

De acordo com o ministro de Hidrocarbonetos, executivos da YPFB e da Petrobras manifestaram em 2014 seu interesse em um novo convênio para a compra e venda de gás natural boliviano a partir de 2020, já que o atual encerra um ano antes.

O convênio entre ambos governos, assinado em 1996 e vigente até 2019, recordou, estabelece um volume mínimo de compra de 24 milhões de metros cúbicos de gás por dia (MMmcd) e um máximo de 30,08 Mmmcd.

Sánchez agregou que um grupo de representantes da ENDE e da Eletrobras abordarão a possibilidade de construir termoelétricas em curto prazo com uso exclusivo do "Gigante Sul-americano".

"Esta equipe da ENDE projetará também a linha de transmissão que interconectará ambos países e trabalhará no estudo, financiamento e construção de hidroelétricas importantes em regiões como Rio Madeira, Cachuela Esperanza, Bala e o complexo do Rio Grande", ressaltou.

Na sua opinião, a referida reunião será a mais importante do setor nos últimos anos.