Cláudio Lembo critica "derrotados" que apelam ao golpismo

Advogado e professor de Direito da USP e do Mackenzie, o ex-governador de São Paulo, Cláudio Lembo, teceu duras críticas à oposição golpista. “Eu vejo no Brasil um grupo de derrotados que quer derrubar alguém que foi eleito pelo povo, acho isso muito equivocado, muito errado", disse Lembo.

Cláudio Lembo

Filiado ao DEM até 2011 e ex-aliado do PSDB, ele afirmou, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, que "há pessoas com tradição democrática que estão se conspurcando, conspurcando inclusive o próprio passado, por um interesse egoísta".

Lembo avaliou que os antigos golpes de estado foram substituídos gradativamente pelo impeachments e sua aparência de legalidade constitucional. Segundo ele,o seu parecer jurídico contrário ao pedido de impeachment, bem como o seu posicionamento publico, aconteceram de forma natural e espontânea.

"Foi espontâneo, absolutamente espontâneo. Porque [os que são a favor do impeachment] são grupos que não se conformam com o resultado das urnas. Não é possível fazer democracia assim —se dissessem: "Vamos esperar 2018 e eleger outra linha de pensamento", tudo bem. Mas derrubar um presidente eleito é um absurdo", encerrou.

Em outubro, Lembo já havia se colocado contra a tentativa de afastar a presidenta democraticamente eleita. Em parecer, ele chegou a afirmar que PSDB e DEM, que encabeçam a campanha golpista no Brasil, estavam “perdidos, em estado de neurose coletiva”.

“Os golpes militares da época da Guerra Fria estão sendo substituídos pelo impeachment. A função do Congresso é fiscalizar os governos, e não derrubá-los. Isso é o mesmo que bater às portas dos quartéis”, disse ele, à época.