Amazonas em perigo: setor de energia corre risco de apagão

 

Urbanitários
Manaus/AM – Foi anunciado em novembro deste ano o interesse da estatal de energia Eletrobras em privatizar todas suas subsidiárias de distribuição de energia elétrica até o final de 2016, o que inclui a sua distribuidora aqui no estado a Eletrobrás Amazonas.

Além da subsidiária no Amazonas a dos estados do Piauí, Alagoas, Acre, Rondônia, Boa Vista e Goiás, também estão no radar para serem privatizadas.

Em comunicado que rodou o mercado financeiro ainda em novembro a estatal informou que votará, em plena virada de ano, ou seja, no dia 28 de dezembro a venda das subsidiárias ao capital financeiro.

Sindicatos se organizam contra a tentativa de privatizar um setor estratégico

Ao tomar conhecimento, os sindicatos dos seis estados, entendendo que a privatização pode piorar o serviço de abastecimento, organizarão um ato nacional diretamente afetados pela tentativa.

Na próxima quinta-feira (10), os trabalhadores da Eletrobrás Distribuição Amazonas em Manaus, realizarão o ato público a partir das 14h (horário Manaus) na praça da Polícia.

O movimento faz parte de várias ações que o Sindicato está desenvolvendo por conta da postura do Governo Federal através da Eletrobrás em publicar o edital de convocação de assembleia dos acionistas da para o dia 28 do mês corrente, visando definir as privatizações das 07 empresas distribuidoras de energia subsidiárias da Holding, dentre elas,a Eletrobras Distribuição Amazonas.

O Sindicato dos Urbanitários do Amazonas é radicalmente contra a privatização do Sistema Elétrico Brasileiro. A privatização do serviço de energia elétrico no estado do Amazonas será extremamente prejudicial para o desenvolvimento socioeconômico do estado, principalmente para os 62 municípios do Amazonas que necessitam deste serviço para implantações de políticas públicas em prol da população mais necessitada, o que não será possível com o sistema privatizado.

Trabalhadores podem ser prejudicados por privatização

Além disso, a privatização precariza as relações trabalhistas com: demissão, aumento da terceirização, redução de direitos trabalhistas e fragiliza a segurança no trabalho vitimando trabalhadores.

A privatização fará com que a população pague uma tarifa mais cara, e investimentos necessários não são realizados, foi assim que aconteceu nos estados onde as empresas foram privatizadas.

SERVIÇO

Quando: 10 de dezembro ( quinta-feira)

O que:Ato contra a privatização da Eletrobrás Amazonas Energia

Onde: Praça da Polícia

Horário: 14h ( concentração )