Suíça prende outros dois dirigentes da Fifa

As autoridades da Suíça prenderam nesta quinta-feira (3) dois presidentes de Confederações de futebol, o paraguaio Juan Napout, da Conmebol, e o hondurenho Alfredo Hawit Banegas, da Concacaf, por acusações de suposta corrupção.

Homem passa diante da sede da Fifa, em Zurique

Napout, dirigente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), e Hawit Banegas, presidente da Confederação da América Centra, do Norte e do Caribe de Futebol Associado (Concacaf), são acusados pela justiça dos Estados Unidos por, supostamente, terem recebido subornos milionários em troca da venda dos direitos de televisão de vários torneios realizados no continente americano.

Ambos executivos da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) foram detidos nesta quinta na cidade de Zurique e podem ser extraditados nos próximos dias para serem julgados nos EUA, pois os supostos crimes e pagamentos foram efetuados por meio de bancos estadunidenses.

A princípio, Napout e Hawit Banegas opuseram-se à extradição, todavia se a Justiça da Suíça avaliar oportuno então poderão ser enviados para território estadunidense, mediante um procedimento simplificado.

Estas detenções unem-se às de outros sete altos executivos da Fifa, que "caíram" em maio último, também por uma investigação iniciada pela Justiça dos Estados Unidos, que os acusava de processos de corrupção, lavagem de dinheiro, crime organizado e suborno.

Vale recordar também que os presidentes da Fifa, Joseph Blatter, e da União de Europeia de Futebol Associado (Uefa, na sigla em francês), Michel Platini, estão suspensos temporariamente de seus cargos, por um suposto pagamento de conveniência de cerca de US$ 2 milhões.

Outros diretores da Fifa têm apresentado sua renúncia nos últimos meses, pois as detenções podem continuar e o escândalo chegar a níveis insólitos.