Deputados acusam Cunha de abuso de autoridade e chantagem 

Os deputados do PCdoB da Bahia, Alice Portugal e Daniel Almeida condenaram a decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de acatar o pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Para o deputado Daniel Almeida, “a Câmara dos Deputados e a Presidência da Casa não podem ser utilizadas para produzir chantagem ao Congresso, ao Brasil ou a qualquer autoridade.” 

Deputados acusam Cunha de abuso de autoridade e chantagem

Para os deputados, a atitude de Eduardo Cunha se caracteriza como um abuso de autoridade do presidente.

“Eduardo Cunha busca sequestrar a Câmara dos Deputados com uma agenda revanchista e de sentimento de vingança”, avalia Daniel, acrescentando que “ fica evidente que se trata de uma retaliação da constatação que ele faz de não poder se salvar no Conselho de Ética.”

A opinião é compartilhada por Alice Portugal (foto ao lado). Eduardo Cunha sentiu-se ameaçado quando o PT anunciou que votaria contra ele no Conselho de Ética da Câmara. “Para dar resposta, ele retaliou, chantageou, aprovando um pedido de impeachment desmoralizado. Por isso, vamos reagir contra o golpe, contra a quebra do Estado Democrático de Direito”, garantiu Alice Portugal.

Em defesa da democracia

Daniel Almeida disse que o PCdoB vai definir sua posição sobre o assunto na reunião do Comitê Central no próximo final de semana. “Mas seguramente vamos manter a posição de defesa da democracia, do mandato da Presidência legitimamente constituído pela vontade popular”, adiantou.

O parlamentar disse ainda que serão analisados todos os instrumentos legais e políticos para evitar a paralisia da vida econômica do país, porque, segundo ele, “isso não interessa aos brasileiros, especialmente os trabalhadores, os que estão perdendo emprego, que estão ameaçados de ter os seus direitos suprimidos.”

“ A atitude do PCdoB é de denunciar essa tentativa de golpe e utilizar todos os meios de preservar a democracia brasileira e retomar o esforço no rumo do desenvolvimento”, afirmou.

Para Alice Portugal, “quebrar o Estado Democrático de Direito é constituir um risco para a democracia que foi conquistada a duras penas. Muita gente morreu, muita gente ficou pelo caminho para construir essa nossa jovem e imperfeita democracia”, disse Alice em discurso no Plenário da Câmara, na noite desta quarta-feira (2), após o anuncio de Cunha de abrir o processo de pedido de impeachment da Presidenta Dilma.