Justiça recebe queixa-crime de Lula contra comentarista da TV Cultura

A Justiça de São Paulo recebeu a queixa-crime proposta pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra o historiador Marco Antônio Villa, que é comentarista da TV Cultura. Vila é acusado de cometer os crimes de calúnia, injúria e difamação. Os advogados de Lula afirmam que o comentarista fez afirmações mentirosas com o objetivo de atingir a honra do ex-presidente.

Lula

A decisão, de 25 de novembro, é do juiz André Carvalho e Silva de Almeida, da 30ª vara criminal da Justiça de São Paulo, que recebeu, em setembro deste ano, a ação referente a comentário feito em 20 de julho.

Em 19 de novembro, Lula e Villa compareceram à audiência de conciliação, mas não houve acordo – nem o ex-presidente retirou a ação, nem o comentarista se retratou de suas declarações.

De acordo com o Instituto Lula, no referido, Villa disse que o ex-presidente “mente, mente”, que é “culpado de tráfico de influência internacional”, além de “réu oculto do mensalão”, “chefe do petrolão”, “chefe da quadrilha” e teria organizado “todos os esquemas de corrupção”.

"Na ocasião, o historiador fez questão de ressaltar que 'quem está dizendo sou eu, Marco Antonio Villa', embora não tenha apresentado sequer uma evidência das graves acusações que fez", diz a nota do Instituto.