Venezuela faz os últimos testes nas urnas para eleições parlamentares

Está tudo pronto para as eleições parlamentares que acontecem no próximo domingo (6) na Venezuela. A auditoria de despacho das urnas eletrônicas foi feita neste sábado (28) por técnicos dos partidos que integram o quadro eleitoral junto ao Conselho Nacional de Eleições do país.

Auditoria para eleições na Venezuela - AVN

A auditoria simulou a votação e a transmissão e totalização dos resultados. Além dos técnicos dos partidos políticos e do órgão eleitoral oficial, políticos, eleitores e meios de comunicação também acompanharam o processo para fiscalizar se os votos emitidos são contabilizados corretamente após a transmissão dos dados da urna eletrônica.

As eleições venezuelanas ocorrerão sob os olhares da América Latina e do mundo, preocupados com a violência relacionadas ao pleito, principalmente depois do assassinato do dirigente da oposição Luis Manoel Díaz durante um comício na última quarta-feira (25). O crime está sendo investigado pelas autoridades competentes locais.

A Unasul está no país em uma missão eleitoral para contribuir com a garantia de paz e manutenção da democracia. A delegação conta com fiscais de diversos países da América Latina que acompanham de perto os atos de campanha e estarão presentes no domingo (6), nos locais de votação.

Em nota, o governo brasileiro condenou o episódio e cobrou das autoridades venezuelanas a garantia da estabilidade institucional para a realização das eleições. “O governo brasileiro confia em que o governo venezuelano atuará para coibir quaisquer atos de violência ou intimidação que possam colocar em dúvida a credibilidade do processo eleitoral em curso e a legitimidade dos resultados da votação”, diz comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores.