Dilma discursará em Conferência do Clima da ONU, em Paris

Com a participação de chefes de Estado de todo o mundo, iniciou nesta segunda-feira (30) a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 21). Recebida pela ministra do Meio Ambiente da França, Segolene Royal, no Centro de Convenções Le Bourget, em Paris (França), a presidenta Dilma Rousseff participa do evento.

Dilma e Morales COP 21 - Agência Brasil

Dilma discursará em um dos encontros da cúpula e apresentará as medidas que o governo tem tomado para reduzir o desmatamento e a emissão de gases do efeito estufa.

A presidenta desembarcou no país no sábado (28). No sábado, Dilma participou de reunião de trabalho com os delegados brasileiros que irão participar das discussões na COP21. No domingo, a presidenta a presidenta teve dois encontros bilaterais: com a primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg, e com o presidente da Bolívia, Evo Morales. Sobre o encontro com Evo, foram discutidas as posições a serem tomadas durante as negociações da COP21.

“Estamos alinhados: esperamos um acordo justo, ambicioso e duradouro. Concordamos que a reunião de Paris deve consagrar o princípio de responsabilidades comuns, porém diferenciadas, num acordo vinculante”, disse Dilma.

Segundo a presidenta, o tema da conversa foram as posições dos dois países sobre a COP21 e a Declaração de Alto Nível sobre florestas. “Tratamos da parceria que anunciaremos amanhã na Declaração de Alto Nível sobre Florestas”.

Ela também se reuniu com o presidente do Equador, Rafael Correa. A presidenta retornará ao Brasil ainda nesta segunda.

Como meta, o governo estabelece o reflorestamento de 120 mil km² e zerar o desmatamento ilegal até 2030. Esses objetivos foram apresentados por Dilma em junho, durante viagem a Washington (EUA).

Dilma também participará de duas sessões de trabalho da conferência do clima e, no Centro de Convenções Le Bourget, na capital francesa, ela almoçará com os líderes mundiais e o anfitrião da COP 21, Francois Hollande.