22ª Conferência do PCdoB-CE clama em uníssono: “Não vai ter golpe!”

A 22ª Conferência Estadual do PCdoB-CE contou, na tarde de sábado (28/11), com a intervenção de Adalberto Monteiro, secretário nacional de Formação do PCdoB, e abriu espaço para o debate entre os delegados eleitos em 131 municípios acerca do projeto de resolução política que norteará a atuação dos comunistas cearenses nos próximos dois anos.

22ª Conferência do PCdoB-CE clama em uníssono: “Não vai ter golpe!”

Após vitorioso e representativo ato de abertura, marcado pela defesa intransigente da democracia contra as investidas golpistas da direita, que foi prestigiado com a presença de destacadas lideranças dos movimentos sociais, sindicalistas, dirigentes de partidos aliados e nomes importantes do campo institucional, a 22ª Conferência Estadual do PCdoB-CE teve continuidade no período da tarde de sábado (28), no auditório da Faculdade de Direito da UFC, com intervenção política de membro da direção nacional do Partido, Adalberto Monteiro, Secretário de Formação do PCdoB e presidente da Fundação Maurício Grabois.

O dirigente comunista deu início à sua fala ressaltando a orientação da direção nacional do Partido de aproveitar o rico momento que o ciclo de conferências municipais e estaduais representa, envolvendo cerca de 100 mil filiados em todos os estados do Brasil, 5 mil apenas no Ceará, para discutir saídas para a crise política em curso, agravada pela radicalização da luta de classes que a onda conservadora promove não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Para ele, o processo de conferências impõe uma reflexão coletiva sobre a construção, estruturação e fortalecimento do PCdoB em seus organismos de base.

“A principal indicação da 10ª Conferência Nacional é a necessidade de termos um Partido efetivamente de bases militantes, com mais vida orgânica. A existência de uma militância consciente, organizada na ação e na luta é uma das principais razões da força do nosso partido. Precisamos saber valorizar os militantes que agarram a tarefa de construir organismos de base. Não vamos menosprezar tarefas de direção, mas temos de reconhecer os camaradas que seguram a bandeira, abraçam as lutas do povo e enraízam o Partido nos bairros, nas escolas, nos ambientes de trabalho”, afirmou Adalberto Monteiro.

O Secretário Nacional de Formação do PCdoB prosseguiu abordando a questão da crise política que tenta enfraquecer o governo da presidenta Dilma Rousseff e é um dos fatores para a instabilidade econômica que o país atravessa. Segundo ele, faz-se necessário barrar as forças conservadoras em seus anseios golpistas, fortalecendo a luta dos trabalhadores contra a agenda de cortes que ameaça importantes direitos conquistados e recuperar a confiança e esperança do povo brasileiro no novo ano que está prestes a se iniciar.

“O governo precisa virar a página do ajuste e fazer com que prevaleça a pauta do crescimento. A recessão precisa ser superada, o governo precisa reacender a esperança neste ano novo e fazer ver ao povo que o país se encaminha para a retomada do crescimento com emprego e distribuição de renda. Neste diálogo com o povo, precisamos explicar contra quem é o golpe. Este golpe que está sendo tramado é contra um projeto que reduziu desigualdades econômicas e regionais, é contra a Petrobras, é contra o regime de partilha do Pré-Sal. Cada comunista precisa assumir a linha de frente da luta contra o golpismo com a bandeira da democracia nas mãos. Não arrendando pé da defesa dos direitos dos trabalhadores e da soberania nacional”, bradou Adalberto.

O seu discurso empolgou a Conferência. Por iniciativa da juventude ali representada pelos valorosos e incansáveis militantes da UJS, UNE e UBES, ecoaram então fortemente pelo auditório as palmas e o clamor em uníssono dos delegados e convidados presentes: “Não vai ter golpe! Não vai ter golpe! Não vai ter golpe!”. O congraçamento, alegria e determinação que se podia notar em cada rosto e em cada punho erguido ao alto mostravam naquele momento porque o PCdoB é o partido da coragem.

Delegados debatem e aprovam projeto de resolução política

O presidente da legenda comunista em âmbito estadual, Luís Carlos Paes, deu início ao segundo momento da tarde com a leitura do projeto de resolução política e de construção partidária para o biênio 2016/2017 no Ceará, intitulado “Um partido bem estruturado e atuante em defesa do Brasil, da democracia e dos direitos do povo”. O documento, já enriquecido com alterações aprovadas nas conferências municipais, foi submetido à avaliação dos delegados da 22ª Conferência Estadual, que puderam discutir as diretrizes que servirão para nortear a atuação política e eleitoral do PCdoB-CE nos próximos dois anos.

Na sequência, foram abertas as inscrições para intervenções dos delegados, que também puderam apresentar suas sugestões e emendas por escrito à Comissão de Sistematização da Conferência.

O primeiro inscrito foi o Secretário estadual de Formação do PCdoB, Joan Edesson, que rogou a todos os delegados e dirigentes que priorizem a sua formação ideológica e teórica. “Camaradas, a nossa proposta de resolução política diz o seguinte: ‘Todos os dirigentes devem manter suas contribuições financeiras em dia, zelar por sua formação política e ideológica, inclusive através da leitura dos textos publicados no Portal Vermelho, da Revista Princípios, da literatura marxista e de sua participação nos mais diversos cursos oferecidos pela Escola Estadual de Formação’. Para colaborar com o cumprimento deste item, estamos fazendo promoção de livros e da assinatura da Revista Princípios, na modalidade impressa e digital. Peço a todos que passem lá, comprem os livros e assinem a nossa revista”, disse.

Para Samuel Siebra, presidente do PCdoB do Crato, a organização das direções municipais do partido é de fundamental importância. “Tenho acompanhado na região do Cariri algumas conferências municipais e o que me chamou mais atenção foi a necessidade permanente de formação de diretórios municipais. Nosso documento apresenta a necessidade das direções municipais terem uma vida orgânica mais contundente, mais próxima dos seus organismos de base e que se reúna pelo menos uma vez por mês. É inconcebível que um diretório municipal passe mais de um mês sem se reunir para discutir a necessidade de formação de quadros. Uma direção que passa meses sem se reunir não vai conseguir fazer o partido crescer”, falou.

De acordo com Germana Amaral, diretora da União Nacional dos Estudantes no Ceará, o enfrentamento ao preconceito e intolerância das forças conservadoras que ganham espaço no país deve ser tarefa dos comunistas. “Os conservadores estimulam o clima de ódio e intolerância. A juventude não consegue viver e ser feliz. Nós temos de rebater esse ódio com nosso espírito revolucionário. Só na democracia a gente consegue garantir liberdades individuais, o direito das mulheres, combater as opressões, a liberdade de amar todo e qualquer ser humano que se queira. Vamos à luta, camaradas! Viva a juventude! Viva a democracia! Viva o Partido Comunista do Brasil”, declarou.

Segundo Elvira Madeira, bancária e participante do Coletivo de Tecnologia do PCdoB, a sociedade brasileira vive uma crise de valores, mas o momento é de resistir à ofensiva da direita. “Nós elegemos a Dilma e o projeto que queremos para o Brasil, mas vivemos uma batalha eleitoral cotidiana, em todas as trincheiras em que nos encontramos. Nós vivemos tempos de intolerância, em que existe resistência até ao diálogo. Diante de tudo isso, quero afirmar que o momento é também de resistência, não de morte como era na época da Ditadura, mas é uma resistência cotidiana. Se não estivermos bem preparados, unidos, com funcionamento regular das bases, de constante estudo e análise, não poderemos enfrentar os desafios de 2016 e 2018”.

Dando continuidade aos trabalhos, a Comissão de Sistematização fez o relatório das emendas apresentadas pelos delegados destacando aquelas que foram aceitas, adaptadas em outros pontos do documento ou que serviram apenas como recomendação às direções municipais. Com os crachás levantados, cansados, mas felizes após o longo dia de debates, os delegados da plenária aprovaram então por unanimidade o documento, que após revisão e nova redação será publicado na íntegra na página do Vermelho Ceará na internet. Já era noite quando o encontro chegou ao fim com a demonstração feita pelo Secretário Estadual de Organização do PCdoB-CE, Abel Rodrigues, sobre o sistema de votação eletrônica a ser utilizado no domingo.

De Fortaleza,
David Aragão (Secretário de Comunicação do PCdoB de Fortaleza, especial para o Vermelho-CE)