Mujica teme pela estabilidade institucional na Argentina

Nesta terça-feira (24), o ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, expressou sua preocupação pela instabilidade que a Argentina pode sofrer com a chegada do recém-eleito presidente, Maurício Macri.

Mujica - Efe

“Meus temores têm a ver com a estabilidade institucional da República Argentina em um cenário político que não é fácil, mas tomara que esta desconfiança, também filha da história, não se confirme e aconteça o contrário, de todo o coração”, expressou o ex-presidente.

Para Mujica, os problemas da Argentina afetariam de maneira direta todo o continente. Por isso desejou “muita sorte” aos argentinos com o novo presidente.

Sobre sua própria trajetória política, aos 80 anos, descartou a possibilidade de ser candidato à Presidência novamente nas próximas eleições no Uruguai e contou que em abril de 2016 vai renunciar ao seu mandato no Senado para se dedicar à Frente Ampla.

“Devo esclarecer enfaticamente, para que amigos e adversários não sigam equivocados: não serei candidato à Presidência nas próximas eleições, sim, estou vivo e estou bem”, disse.

Afirmou ainda que quer dedicar seus últimos anos de vida a formar novos militantes, mais jovens, que existem em todas as partes “para dar oportunidades e projeção às gerações futuras”.

Para Mujica, é necessário “haver solidariedade entre as gerações em uma causa que precisa de muito fôlego porque a vida passa, mas as causas ficam”. Afirmou que os esforços são coletivos e devem perdurar no tempo com renovação e construção deliberada e paciente.