Comissão da Câmara aprova homenagem a Luiz Gama

A Comissão Constituição e Justiça (CCJ),  aprovou, por unanimidade, dois projetos de lei (o PL 1926/15 e o PL 1927/15), de autoria do deputado federal Orlando Silva (PCdoB/SP), que prestam homenagem a Luis Gonzaga Pinto da Gama (Luiz Gama), um dos maiores líderes abolicionistas do Brasil.

Orlando Silva autor do projeto que homenageia Luiz Gama - foto montagem: Vermelho

 “Luiz Gama não é apenas importante para a história da comunidade negra brasileira, é, também, um ator importante da formação social do nosso país. O Brasil ainda conhece pouco sobre os personagens negros que construíram nossa história, considero que as duas propostas contribuirão para reduzir essa realidade”, destacou Orlando Silva.

O relator das matérias, o deputado federal Rubens Pereira Jr. (PCdoB/MA), destacou que “as propostas foram aprovadas por unanimidade, sem pedidos de vista, justamente pela exatidão dos encaminhamentos. O deputado Orlando Silva foi muito elogiado pela iniciativa em apresentar propostas dessa natureza”.

“Luiz Gama é um daqueles brasileiros, lutadores, que muitas vezes ficam fora das páginas dos livros, mas que tem uma história invejável e que merece ser rememorada e conhecida por todos os brasileiros. Nada mais justo que a concessão de tal distinção e título para o, agora, reconhecido Advogado Luiz Gama em inseri-lo no Livro do Heróis da Pátria e Patrono a Abolição no Brasil”, ressaltou relator.

No último dia 3 de novembro, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) homenageou Luiz Gonzaga, reconhecendo-o como advogado.

Advogado dos escravos

Conhecido como advogado dos escravos, Luiz Gama não conseguiu se matricular no curso de Direito do Largo do São Francisco, onde hoje é a faculdade de direito da USP, e enfrentou hostilidade de professores e alunos por ser negro, mas persistiu como ouvinte das aulas. Conseguiu uma carta de advogado e com o conhecimento adquirido, defendeu e libertou na Justiça mais de 500 negros escravos.

Orlando Silva lembrou Luiz Gama se transformou em um homem de ideias, e chegou a ser batizado como apóstolo da abolição no Brasil. “Ele deve fazer parte do panteão de heróis nacionais e deve ser o verdadeiro patrono da abolição no Brasil. Ainda hoje no Brasil você sente não só na escola, na universidade, no mercado de trabalho a diferença que tem entre brancos e negros. O exemplo de Luiz Gama é inspirador, de que se você tiver a mínima condição, a mínima oportunidade, você pode trilhar um caminho de superação. Não há diferença entre negros e brancos além daquela estruturada a partir da dinâmica social.”

Tramitação

Os dois projetos estavam tramitando em caráter conclusivo. Caso não haja recurso em cinco dias úteis seguirá para o Senado para aprovação.