Turquia provoca Rússia e derruba bombardeiro em missão sobre a Síria

Nesta terça-feira várias mídias internacionais informaram que, segundo as emissoras de televisão turcas, um avião militar "não identificado" havia caído na Síria, perto da fronteira com a Turquia. Mais tarde, o Ministério de Defesa da Rússia comunicou que se tratava de um bombardeiro tático Su-24, pertencente à Força Aérea do país.

SU-24 russo abatido pela Turquia em território sírio

Leia a seguir uma cronologia dos eventos, de acordo com o horário internacional (GMT)

14h58
O ministro de Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, cancela a visita à Turquia que tinha marcada para a próxima terça-feira, após a derrubada do Su-24 na província de Latakia.

"O que cabe assinalar agora é o aumento das ameaças terroristas que partem do território turco", declarou Lavrov nesta terça-feira, citado pela RIA Novosti.

14h23
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, convocou uma reunião de segurança com urgência. Ela será realizada no palácio presidencial de Ancara e contará com a presença do primeiro ministro, Ahmet Davutoglu, os ministros e o chefe de Estado Maior Geral das Forças Armadas da Turquia, segundo informou a agência APA e o The Jerusalem Post.

13h24
Durante encontro do presidente Vladímir Pútin e do rei da Jordânia, Abdalá II, Putin assinalou que a derrubada do bombardeiro Su-24 não tem a ver com a luta contra o terrorismo e advertiu que não tolerará situações de tal natureza, informou a agência Tass.

Putin explicou que o avião russo foi atacado na Síria a um quilômetro da fronteira com a turquia, e caiu a quatro quilômetros dela, dentro do território sírio.

O presidente russo perguntou, segundo a Tass: "Querem colocar a Otan a serviço do Estado Islâmico?"

"Ao invés de entrar em contato conosco imediatamente, a Turquia recorreu a seus sócios da Otan para discutir o incidente. Atuaram como se fossemos nós que tivéssemos derrubado um de seus aviões", exclamou.

Putin assinalou que a Rússia sempre tratou a Turquia não apenas como vizinha, mas como um país amigo: "Sempre tratamos a Turquia não só como um país vizinho, mas como um amigo", disse.

"O ataque contra o Su-24 terá consequências trágicas para as relações russo-turcas", concluiu.

12h26 A Turquia teria convocado o embaixador russo para "pedir explicações" em relação à derrubada do Su-24. Apesar da informação divulgada pela agência de notícias americana Bloomberg, a embaixada russa na Turquia não confirmou nem refutou o fato de seu representante em Ancara ter sido convocado para dar "explicações" sobre o incidente com o Su-24, derrubado na fronteira da Síria com a Turquia, segundo a RIA Novosti.

11h21 O portal de notícias Orient News publica um vídeo que supostamente mostra um dos dois pilotos russos que haviam ejetado do avião, na área que os turcos conhecem como Montanhas Turcomenas, no norte da Síria, perto da fronteira com a Turquia.

A gravação possivelmente mostra um grupo de terroristas cercando o corpo do piloto sobre o solo. No vídeo se pode ver o rosto do militar com múltiplos ferimentos e hematomas.

10h47 O incidente do Su-24 na Síria é um acontecimento muito grave, e todavia é cedo para "avaliar a situação e fazer suposições" sobre suas causas, disse o secretário de imprensa do presidente Putin, Dmitri Peskov.

"É impossível dizer algo sem conhecer a informação completa. Seria um erro", contestou Peskov aos jornalistas, quando perguntaram se o incidente pioraria as relações entre Ancara e Moscou.

9h09 A imprensa publica fotos e vídeos do incidente.

8h59 O Ministério da Defesa da Rússia informa que um bombardeiro Su-24 teria caído na Síria. Fontes do ministério assinalaram que, segundo dados preliminares, a causa do incidente foi um ataque lançado da terra. O destino dos pilotos está sendo investigado.

8h31 O premiê da Turquia, Ahmet Davutoglu, discute com o chefe do Estado Maior, Hulusi Acar, e o ministro de Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, a situação na fronteira com a Síria. Também afirma que o Ministério de Relações Exteriores se reuniu com representantes da Otan e da ONU para falar da situação na fronteira com a Síria.

8h15 De acordo com informações não confirmadas, os pilotos da aeronave conseguiram ejetar.

8h09 Surgem informações de que o avião teria sido derrubado pela Força Aérea da Turquia.

7h48 Meios de informação turco falam sobre a queda de um avião militar de procedência desconhecida próximo da fronteira turco-síria. Poucos minutos depois são publicadas as primeiras fotografias e vídeos sobre o incidente.

Veja a seguir entrevista da emissora Russia Today com o militar e diretor do site Elespiadigital, Juan Antonio Aguilar, que considera que a derrubada do avião tem a ver com os últimos bombardeios russos contra as instalações petrolíferas utilizadas pelo Estado Islâmico.