Vanessa apresenta relatório da CPI do Carf esta semana 

A senadora Vanessa Grazzition (PCdoB-AM) deve apresentar esta semana o relatório da CPI que investiga irregularidades como a venda de sentenças no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). A relatora da CPI adiantou que o documento não vai citar as últimas investigações da Operação Zelotes, que investiga a suposta compra de medidas provisórias para beneficiar o setor automotivo. 

Vanessa apresenta relatório da CPI do Carf na próxima semana - Agência Senado

O presidente da comissão, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), avalia a possibilidade de apresentar requerimento para criar uma nova CPI com objetivo de investigar o caso das MPs.

A CPI foi criada para investigar a venda de sentenças do Carf, órgão ligado ao Ministério da Fazenda, última instância administrativa de recursos relativos a processos abertos pela Receita Federal.

Desde março, a Polícia Federal, por meio da Operação Zelotes, apura esquema criminoso em que conselheiros e ex-conselheiros do Carf passavam informações privilegiadas para escritórios de consultoria. Esses escritórios, muitos dos quais tinham os próprios conselheiros como acionistas, procuravam empresas multadas pela Receita Federal e, mediante pagamento de propina, prometiam manipular o andamento de processos para anular ou reduzir as multas aplicadas.

A investigação já comprovou prejuízos de R$ 6 bilhões aos cofres públicos, mas a suspeita é de que a fraude pode ultrapassar R$ 19 bilhões.