Campanha “Osvaldão nos Cinemas” chega à reta final

Documentário produzido de forma independente conta a história do comandante negro da Guerrilha do Araguaia; duas cidades já atingiram a meta, outras cinco têm até esta quinta-feira (19) para levantar o dinheiro.

Osvaldão

Após mais de 40 dias de intensa campanha, o financiamento coletivo via internet para levar o filme Osvaldão aos cinemas do Brasil chega ao fim na próxima quinta-feira (19), um dia antes do país celebrar a data da Consciência Negra.

São sete campanhas simultâneas. Já foram atingidas as metas em duas cidades: Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA). Outras três estão bem próximas de alcançar o valor: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE). Já Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS) precisam de mais apoios.

A plataforma escolhida para a arrecadação do recurso foi o Catarse, um dos principais sites que gerenciam financiamentos desse tipo na rede. O endereço para contribuir é osvaldao.catarse.me. A meta é conseguir R$ 10.458 para cada cidade, o que vai garantir que o filme seja lançado e entre em cartaz no circuito comercial destas capitais.

“Estamos felizes porque sentimos o apelo que a história do Osvaldão tem. Muita gente contribuiu e isso já é uma vitória para quem faz cinema independente no Brasil. Agora, é a reta final e queremos bater a meta no máximo de cidades possíveis. Por isso, pedimos o apoio de quem ainda não fez a doação”, explicam os diretores Ana Petta, André Michiles, Fábio Bardella e Vandré Fernandes, que formam o núcleo audiovisual Gameleira.

Ao acessar a página osvaldao.catarse.me, você pode escolher a cidade para qual quer fazer a doação e o valor da sua contribuição. Quem ajudar ainda ganha brindes exclusivos como camisas, pôsteres, ingressos e adesivos.

Assista ao vídeo com os diretores:

Sobre Osvaldão

Negro, porte de atleta e campeão de boxe, Osvaldo Orlando da Costa foi um dos principais comandantes da Guerrilha do Araguaia, movimento de resistência à ditadura militar entre fins da década de 1960 e meados de 1970. Foi temido pelos militares e querido pelos nativos. Seu nome virou lenda na região. Por sua habilidade, moradores contam mitos: dizem que Osvaldão desviava de bala e se transformava em pedra e cupinzeiro.

O longa-documentário busca essa história. Os diretores foram recebidos por familiares em Passa Quatro (MG), sua cidade natal, e por amigos na capital fluminense, onde estudou. Depoimentos de militantes, mateiros e militares contam sobre o seu ingresso, trajetória e liderança na guerrilha. O filme traz ainda raras e exclusivas imagens de Osvaldão em Praga, antiga Tchecoslováquia, durante uma excursão de estudantes, antes de ele se tornar um guerrilheiro.

Sobre o documentário

Osvaldão é uma produção independente que levou dois anos para ser realizada. Após os processos de pesquisa, filmagem, montagem e finalização, com gravações no Rio de Janeiro, Pará, Tocantins e Minas Gerais, o filme foi lançado na Mostra de Cinema de São Paulo de 2014.

O músico Criolo faz participação especial e empresta a sua voz a Osvaldão. Outros artistas como Leci Brandão, Antônio Pitanga, Flávio Renegado e Fernando Szegeri também participam narrando pequenos trechos.

A realização do documentário é da Fundação Mauricio Grabois, Clementina Filmes e Estrangeira Filmes.

Assista ao teaser do documentário:

SERVIÇO
O quê? Campanha – Leve Osvaldão aos cinemas do Brasil
Como? Catarse – https://osvaldao.catarse.me/
Onde? Facebook – https://www.facebook.com/ondeestaosvaldao
Twitter – https://twitter.com/osvaldaofilme
E-mail: [email protected]