Venezuela reitera apoio ao governo da Síria

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, reiterou nesta segunda-feira (16) seu apoio ao governo sírio de Bashar al-Assad diante das ações intervencionistas que os países ocidentais imperialistas aliados à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), pretende aplicar contra o terrorismo.

Nicolás Maduro - Presidência Venezuela

“Se Bashar al-Assad for deposto de seu governo, o que aconteceu em Paris não seria nada em comparação a tudo o que acontecerá no mundo e em especial no Oriente Médio”, afirmou Maduro, se referindo aos constantes ataques que o povo sírio vem sofrendo nos últimos tempos, que desencadeou na atual onda de migração em massa.

Maduro acredita que somente o presidente sírio, junto ao povo e ao exército, pode garantir a estabilidade da Síria e da região. Neste sentido, alertou a comunidade internacional sobre o quão desastrosa pode ser uma invasão contra o país de Bashar al-Assad com a desculpa de lutar contra o Estado Islâmico, como os países imperialistas veem se propondo a fazer.

O presidente latino-americano expressou sua solidariedade para com os povos árabes que a seu ver “são vítimas diretas do ódio provocado pelo imperialismo estadunidense e pela Otan”.

Durante o pronunciamento, saudou ainda os esforços realizados pelo governo russo para erradicar o terrorismo na Síria. “A Rússia, respeitando o direito internacional, tem dado suporte ao processo de luta real e tem obtido resultados efetivos contra o terrorismo”.

No próximo dia 23 deste mês os presidentes venezuelano e russo, Nicolás Maduro e Vladimir Putin, respectivamente, vão se encontrar para debater vários temas, entre eles, as ações para combater o terrorismo na Síria.

Depois do atentado na França, que deixou pelo menos 132 mortos, o Estado Islâmico já anunciou, por meio de redes sociais, que vai desenvolver novas ações em Londres, Roma e Washington.