Conferência de Campinas aprofunda debate sobre projeto político

O Comitê Municipal de Campinas realizou sua Conferência Municipal no sábado (14/11). Como a direção já havia sido eleita em conferência extraordinária realizada 25/06 (confira em: http://www.vermelho.org.br/noticia/266281-39), as delegadas e os delegados presentes debruçaram sobre o projeto político partidário.

Etapa preparatória da 17ª Conferência Estadual do PCdoB, o processo da conferência de Campinas reuniu mais de 500 pessoas – sendo 125 ainda não filiados –, em 31 assembleias de base, que elegeram 134 delegados. Aproximadamente 20 observadores e convidados também participaram da atividade, no sábado.

Os debates abordaram as diversas facetas da ação partidária, como a reestruturação dos organismos de base e distritais, o empenho no trabalho dos movimentos sociais, a luta no parlamento, as condições de implementação dos ideais socialistas nas ações de governo, através de políticas públicas inclusivas e a busca pelo protagonismo político.

O presidente estadual do Partido, deputado federal Orlando Silva, afirmou que o processo de conferências é importante exatamente para promover o debate sobre os desafios e as condições de crescimento do Partido na atual conjuntura. Orlando informou que o Partido deve disputar 11 prefeituras em cidades onde é possível o 2° turno das eleições. “Fizemos uma política ampla de alianças, mas sempre atenta aos interesses comunistas”, afirmou. Para Campinas, ele reforçou a importância de buscar o protagonismo na política local e desenvolver um trabalho de formação política da militância.

Márcia Quintanilha, presidente municipal do PCdoB, reforçou a ideia de um partido em movimento que atua nas lutas sociais sem se descuidar das exigências que a atual participação no governo exigem.

Durante os debates, Sebastião Arcanjo, vice-presidente do PCdoB/Campinas, propôs, e o plenário acatou, que se realizasse um minuto de silêncio em memória das vítimas do crime ambiental em Mariana/MG e das vítimas dos atentados em Paris (França). Do plenário, veio a sugestão de moção de solidariedade aos grevistas da Petrobras, pelo seu trabalho em defesa do patrimônio da empresa – que é um patrimônio do povo brasileiro. A moção será encaminhada pelo vereador Gustavo Petta, durante sessão da Câmara Municipal.

De Campinas,
com texto de Agildo Nogueira Junior