PCdoB de Juiz de Fora realiza grande conferência e assume desafios 

Na manhã do último sábado (14/11), o Diretório Municipal do PCdoB, realizou uma grande conferência. A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente estadual do PCdoB, o deputado federal Wadson Ribeiro, do prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, e do ex-reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Henrique Duque. 

Conferencia Juiz de Fora - PCdoB-Juiz de Fora

Além das autoridades locais, diversos líderes comunitários e representantes de sindicatos e associações marcaram presença na Conferência Municipal. Após a cerimônia de abertura, o presidente Geraldeli Rofino fez a apresentação do documento sobre Projeto de Resolução Política e de Construção Partidária Estadual à luz da Resolução Política da 10ª Conferência Nacional. As lideranças e delegados fizeram uso da palavra, sendo que um ponto em comum de muitas falas foi a importância do Partido para o município e como o mandato está fazendo a diferença para o avanço de Juiz de Fora.

Após os debates o secretário de Organização, Andrez Machado, encaminhou o processo de eleição da nova diretoria e dos delegados à Conferência Estadual, que acontecerá no próximo final de semana em Belo Horizonte.

A nova direção terá como presidente Fernando Eliotério, que após uma grande atuação no Ministério da Saúde retornou a Juiz de Fora para conduzir as ações do escritório político do deputado Wadson Ribeiro e, agora, assume a presidência com a grande tarefa de eleger no mínimo um vereador do Partido.

O presidente eleito encerrou a conferência com a leitura e aprovação da resolução política “Maior ousadia é garantia de protagonismo”.

Além de apresentar as diretrizes para a disputa eleitoral do ano seguinte, a resolução prestou solidariedade ao povo de Mariana, assim como ao povo francês, condenando tanto os atos terroristas como as ações mercadológicas que colocam o povo brasileiro refém da falta de compromisso das grandes empresas.

Confira a resolução na íntegra:

MAIOR OUSADIA É GARANTIA DE PROTAGONISMO
Resolução política PCdoB Juiz de Fora – Minas Gerais, Novembro de 2015.

1. O Comitê Municipal do PCdoB-Juiz de Fora, cumprindo suas responsabilidades ante o grave momento político que o país vive, continua em plena organização da sua militância para resistir às ameaças de golpismo e construir uma nova escalada progressista no país a partir da Agenda da Virada, que o PCdoB junto com outros partidos de esquerda apresentou como contribuição para a retomada do desenvolvimento econômico e social e superação da crise financeira;

2. Manifesta sua solidariedade ao povo de Mariana, bem como o repúdio a ação mercadológica que despreza o meio ambiente e desconsidera a vida humana. Reafirma o compromisso em lutar e desenvolver ações que assegurem cada vez mais o desenvolvimento do País, mas sobretudo o desenvolvimento que traga ao povo melhores condições de vida e de trabalho.

3. Manifesta também sua solidariedade ao povo francês e repudia toda e qualquer ação que leve o terror ao mundo e destaca que a superação da intolerância, das desigualdades e injustiças, não se dará no modelo onde o capital é superior ao ser humano. Reafirma seu compromisso com as transformações sociais, e com a luta pelo socialismo.

4. Ao mesmo tempo, a construção do projeto eleitoral de 2016 exige uma atenção especial para que, mesmo com a indefinição relativa às normas eleitorais ainda em deliberação, os prazos – que estão próximos de se esgotarem – sejam cumpridos satisfatoriamente;

5. O CM deliberou que o prazo para reunir a direção municipal será até o final da primeira quinzena de novembro. Nas reuniões já realizadas foram deliberados dois movimentos: reforçar e ampliar as filiações para a composição das chapas de vereadores e a discursão para;

6. A campanha de filiação deve assumir uma dinâmica muito ousada para garantir a montagem da chapa de vereadores na meta de o Partido Comunista do Brasil ter representantes dentro da Câmara Municipal de Juiz de Fora.

7. Destaca-se aqui o Parágrafo 1º do Artigo 3º do Estatuto do nosso partido: “A filiação de líderes de reconhecida expressão, detentores de cargos eletivos, dirigentes de outros Partidos e personalidades da sociedade civil deverá ter a anuência do Comitê Estadual, ouvida a opinião da Comissão Política Nacional”;

8. Alerta-se a todo o coletivo a necessidade de um grande esforço para manter o partido em funcionamento regular, única forma de enfrentar os desafios presentes.

Juiz de Fora, 14de novembro de 2015.

 

Comitê Municipal do PCdoB/Juiz de Fora