Exportação de petróleo brasileiro cresce 52% em 10 meses

O volume de petróleo exportado pelo Brasil mostrou um crescimento de 52% no período entre os meses de janeiro e outubro deste ano. A alta nas vendas para o mercado exterior ocorreu devido ao crescimento de 10% na produção interna, além de encomendas de grandes mercados internacionais como a China e os Estados Unidos.

Plataforma de petróleo na costa do Rio de Janeiro

De acordo com avaliação do diretor de Estatística e Apoio à Exportação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Herlon Alves Brandão, este resultado positivo ajuda a ampliar a entrada de mais recursos no país.

“Isso é uma tendência”, explica Brandão. “Isso aconteceu em 2014, acontece em 2015 e deve voltar a ocorrer em 2016. Houve um grande aumento na produção brasileira de petróleo. Em 2015, a produção cresceu cerca de 10%, em 2014 também cresceu 11%, e isso deve continuar a ocorrer. Houve um grande investimento na produção do pré-sal, e isso é uma tendência atual e para os próximos anos. Isso é positivo, traz mais divisas para o Brasil e contribui para o setor externo como um todo, que é uma das contas que contribuem positivamente para o PIB (Produto Interno Bruto) este ano, que faz gerar emprego e renda no país”.

Segundo o Governo, nos últimos 2,5 anos a produção do pré-sal triplicou, passando de 300 mil barris por dia em abril de 2013 para 900 mil barris por dia em setembro deste ano.