Carlos Felipe destaca visita a transposição do rio São Francisco

O deputado estadual Carlos Felipe (PCdoB) informou, na última quarta-feira (11/11), durante o primeiro expediente da sessão plenária, que visitou, na sexta-feira (06/11), a convite da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), as obras de transposição das águas do rio São Francisco. A comitiva também contou com a presença de deputados federais do Ceará e de outros estados.

“Acompanhamos a visita ao canal do São Francisco no trecho de Cabroró até Salgueiro. Pudemos ver que as obras do canal andam sim e que no local estão trabalhando mais de 10 mil homens”, esclareceu.

Conforme o parlamentar, no eixo norte – que atravessa o Ceará – já foi inaugurada a primeira estrutura elevatória, e já há previsão para inaugurar a segunda, no dia 20 de dezembro. “A segunda estrutura está em processo de conclusão, e a terceira está prevista para fevereiro de 2015”, informou. Ainda segundo ele, faltam alguns túneis para serem feitos entre o Ceará e o Piauí para concluir as obras do canal.

O deputado externou, no entanto, sua preocupação quanto à chegada das águas ao Ceará e sua distribuição no Estado. “Com a chegada das águas ao Ceará e nas regiões metropolitanas precisaremos ter concluído 53 quilômetros do Cinturão das Águas do Estado. Esses primeiros 53 quilômetros trarão água de Jati até o Riacho Seco, em Missão Velha. Essa parte da obra cabe ao Governo do Estado, mas com o aporte do Governo Federal, que não está sendo feito a contento”, pontuou. O parlamentar explicou que esse trecho que cabe ao Estado custa em torno de R$ 300 milhões. “Precisamos de mais recursos federais e estamos brigando para que essa parte seja feita”, disse.

Em aparte, o deputado Ferreira Aragão (PDT) destacou a necessidade de se encontrarem alternativas para a extração e distribuição de água. “Água, cisterna e outros mecanismos para guardar para o ano que vem, com previsão de mais estiagem”, aconselhou.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa