Trabalhadores públicos do Peru iniciam greve geral de 48 horas

A Confederação Geral de Trabalhadores do peru (CGTP) anunciou que nesta quinta-feira (5) os trabalhadores do setor público farão uma greve em todo o país que deve durar, pelo menos, 48 horas. A mobilização tenta barrar os retrocessos trabalhistas apresentados pelo governo.

Greve de servidores do Peru - Jornal Expreso

A greve se soma à convocatória realizada por representantes do setor administrativo do Poder Judicial, Ministério Público e Instituto Nacional Penitenciário, em defesa de um reajuste salarial.

O secretário geral da Confederação, Julio Ubillús Limo, assegurou à imprensa local, em coletiva, que respalda a greve trabalhistas “sem que isto significa estar contra as autoridades porque o presidente da Corte Suprema, Vitor Ticona, em nenhum momento se posicionou contra os servidores”.

Afirmou, porém, que a solução do conflito está “nas mãos” do ministro da Economia do Peru, Alonso Segura.

Outro porta-voz da Confederação afirmou que a paralização tem por objetivo chamar a atenção das autoridades sobre os atropelos contra as leis trabalhistas feitos recentemente pelo governo, entre eles, a denominada “Lei Servir”, que facilita a demissão de trabalhadores.

O protesto também rechaça a sentença do Tribunal Constitucional conhecida como “Caso Huatuco” que permite demitir os trabalhadores estatais sem ações legais de amparo.