Dilma: “Em momentos de dificuldades, temos de construir o futuro”

A presidenta Dilma Rousseff inaugurou, nesta quinta-feira (5), o trecho 3 do Canal do Sertão no município de Inhapi, em Alagoas. A obra deve levar água a 60,4 mil pessoas na região, totalizando mais de 1 milhão de pessoas beneficiadas em toda a extensão da obra hídrica, reduzindo os efeitos da seca e garantindo o desenvolvimento socioeconômico das regiões do Semiárido.

Dilma entrega trecho 3 combate à seca - Agência Brasil

Somente o trecho inaugurado compreende os municípios de Olho D'Água do Casado, Inhapi, Senador Rui Palmeira e Água Branca, tendo 28,2 quilômetros de extensão com investimentos de R$ 851,10 milhões.

“Esse canal é para chegar [água] às pessoas. A gente sabe que as águas do São Francisco estão distantes daqui, mas nós trouxemos o São Francisco para cá. Ela [a água] vai chegar em Arapiraca”, salientou a presidenta.

Dilma ressaltou a importância da garantia do acesso à água para o desenvolvimento do país. “É uma obra que vai conseguir dar oportunidades iguais para quem nasce aqui ou para quem nasce onde o rio passa. Estamos reequilibrando a geografia. Nós queremos que os empregos, a riqueza e as condições de vida estejam aqui também”, frisou a presidenta.

A presidente destacou que o país enfrenta a pior seca na região do Nordeste dos últimos 100 anos. “E esta pior seca nós vamos enfrentar com vocês, povo trabalhador, capaz e competente. Vamos superar e criar a condições para uma vida melhor na região”.

Sobre a crise econômica, Dilma salientou que em momentos de dificuldade não se pode mostrar “desespero” ou ficar “cabisbaixo”.

“Nós temos de ter consciência de que é fundamental, quando a gente tem momentos de dificuldade, a gente não pode mostrar desespero e ficar cabisbaixos. Em momentos de dificuldades, a gente tem de construir o futuro”, declarou.

Falando para uma plateia formada por trabalhadores do canal e pessoas de cidades da região, Dilma voltou a comparar as recentes medidas adotadas pelo governo para reequilibrar as contas às ações que qualquer família adota quando passa por dificuldades.

“Uma parte aperta o cinto e a outra parte vê o que é importante e tem de ser mantido. O Brasil está passando por dificuldades, mas tem uma coisa que é importantíssimo ser mantido: todas as obras relacionadas ao combate à seca”, destacou.

Dilma concluiu enfatizando que o governo federal trabalha para garantir oportunidades iguais a todos, sejam filhos de ricos ou pobres.

“O governo tem de ser julgado pelo fato de dar ou não oportunidades ao seu povo. As pessoas são diferentes. Cada um de nós é diferente do outro e isso é fantástico, mas as oportunidades têm de ser as mesmas, sejam para os meus filhos, para os meus netos ou para os filhos e netos de vocês, para os filhos de um rico e para os filhos de um pobre.”