Portugal e Bulgária pedem união para solucionar crise de refugiados

O presidente da Bulgária, Rosen Plevneliev, e o presidente de Portugal, Cavaco Silva, concordaram na segunda-feira (2) que a união dos países europeus é crucial na solução da crise de refugiados.

Refugiados sírios pegam trem na fronteira da Sérvia

Na conferência de imprensa realizada após o encontro entre os dois líderes, o presidente búlgaro, que estava em visita ao país ibérico, afirmou que a crise dos refugiados deve ser enfrentada por todos os países europeus, e que uma política diplomática eficiente será decisiva para a solução dos conflitos que deram origem à crise.

Cavaco Silva, por seu lado, disse esperar que na cúpula programada para a próxima semana entre a União Europeia e os países africanos, os líderes participantes possam se esforçar para solucionar a questão, em conjunto com os países de origem, intermediários e de destino.

A Igreja Ortodoxa búlgara, cuja religião supostamente é seguida por 80% da população, apelou recentemente ao governo para que não deixasse entrar migrantes e refugiados muçulmanos no país. As centenas de migrantes que entram na Bulgária não se comparam com os milhares que têm atravessado outros países da Europa recentemente, mas mesmo assim os líderes religiosos e o primeiro-ministro mostram preocupação.

A Bulgária é um território de passagem para sírios, iraquianos e afegãos que estão na Turquia e que querem chegar à Europa Ocidental.