Frente Brasil Popular realiza primeira plenária em Ijui

A Frente Brasil Popular realizou no último dia 28, a sua primeira plenária em Ijuí, com a participação de sindicatos, partidos e de entidades ligadas aos movimentos sociais. A plenária foi uma das primeiras ações da FBP na cidade. Já compõem o movimento a Associação dos Aposentados de Ijuí, Cpers-Sindicato, DCE Unijui, Movimento LGBT-Pensar, PCdoB, PT, Sindiáguas, SindiComerciários, Sindicato dos Metalúrgicos, Sinpro Noroeste, Sinteep e a União da Juventude Socialista (UJS).

Frente Brasil Popular - Adriano ]

Além das entidades que compõem a Frente na cidade, estiveram presentes na reunião uma representação do núcleo do Cpers de Santa Rosa, do Sindicato dos Metalúrgicos de Horizontina e Santo Ângelo, lideranças dos municípios de Santo Ângelo, Ajuricaba e Pejuçara e o vereador de Ijuí, Aldair Cossetin.

As intervenções na plenária foram realizadas por Nilton Viário, representando a Cut e a Federação dos Metalúrgicos; Neudicléia Oliveira, representando o Movimento dos Atingidos por Barragens e Antônio Lima, representando o Cpers.

Nilton Viário fez um relato histórico e de conjuntura sobre a formação da FBP a partir de um grupo que se reúne há mais de 10 anos, composto por partidos, centrais sindicais, movimentos pela moradia, pela educação e movimentos do campo, tendo como pauta principal a construção de um projeto popular para o Brasil. Ele argumentou que em 2014 há uma mudança de conjuntura na qual um projeto conservador e antipopular ganha certa força, aproveitando-se das mobilizações de junho, que nasceram com reivindicações popular contra o aumento das passagens no transporte urbano, especialmente nas grandes capitais do país.

A Frente Brasil Popular surge neste contexto, contrapondo uma conjuntura em certa medida adversa e difícil, tendo como bandeiras a defesa da democracia e da soberania nacional, da Petrobras e do pré-sal e as conquistas sociais conquistadas pelo povo nos últimos anos.

“O processo de luta é diário, diante de muita pressão sobre a democracia, baseada na defesa de retrocessos sociais e políticos. A FBP é uma frente em construção que tem como principal desafio desenvolver um processo de luta e resistência e ao mesmo tempo lutar por mais avanços e conquistas sociais, especialmente pela realização das importantes reformas que estão a muito tempo em pauta no país e que dependem de muita mobilização popular”, explicou Viário.

Neudicléia de Oliveira, do MAB, falou sobre a importância da defesa da soberania nacional sobre suas riquezas naturais e da defesa da Petrobras. “A FBP também está ai para defender a soberania do país nesta conjuntura de ataques políticos e econômicos sobre os interesses e as reservas brasileiras”, argumentou. Ela lembrou que o fundo social originário de recursos nacionais adquiridos com o pré-sal, são destinados para educação e saúde e consequentemente, na melhoria de condições sociais do povo brasileiro. “Há projetos de lei tramitando no congresso que querem atingir a empresa e entregar as nossas riquezas para serem exploradas por empresas estrangeiras e isso consequentemente vai retirar direitos dos trabalhadores e do povo”, concluiu.

Em sua fala, Antônio Lima do Cpers lembrou que no dia era comemorado o dia do servidor público. “Uma atividade de construção da FBP neste dia é um marco simbólico para todos nós que estamos lutando por mais avanços e contra tantos retrocessos que estão pelo caminho”. Instigando para um olhar do ponto de vista da educação, no qual o trabalhador da educação e o tema da educação dialogam com vários segmentos da sociedade, na medida em que eles se relacionam com país, alunos, lideranças comunitárias e políticas, ele defendeu uma ampla mobilização pela estruturação da Frente Brasil Popular e por suas bandeiras.

Falando sobre a educação, citou Darci Ribeiro quando ele defendia que a crise da educação não é uma crise, mas sim um projeto da elite brasileira que não quer avanços nesta área. “A FBP tem que fazer o enfrentamento deste projeto de retrocessos que quer retirar todas conquistas que tivemos e para isso precisamos nos organizar no maior número de cidades e buscar realizar atividades de formação que debatam os temas em pauta e proponham ações de enfrentamento”, concluiu.

Uma seria de atividades e ações estão previstas para os próximos dias, visando a ampliação da Frente Brasil Popular. No próximo dia 12 de novembro haverá uma atividade de formação na Igreja da Pompeia de preparação de educadores populares para o trabalho de base de conscientização e de dialogo com a sociedade. No dia 05 de dezembro haverá um seminário de estadual da Frente e no dia 11 de dezembro, a marcha dos sem incorpora a Frente Brasil Popular em uma grande marcha pela democracia, soberania e mais avanços.

Em Ijuí o Sinpro, o Cpers, os metalúrgicos e os comerciários formam a comissão organizadora das ações da Frente Brasil Popular. Uma nova plenária da FBP já está marcada para o próximo dia 18 de novembro, buscando organizar e mobilizar as entidades na região para os atos previstos para o mês de dezembro.